Facebook muda nome para ‘Meta’
Mudança foi anunciada nesta quinta-feira (28) no evento digital “Facebook Connect”
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de vários boatos nas últimas semanas, Mark Zuckerberg, durante o Facebook Connect desta quinta-feira (28), anunciou que a empresa que administra as plataformas do Facebook, incluindo o WhatsApp e o Instagram, agora se chamará “Meta”.
O novo nome faz parte de um movimento de reformulação de marca semelhante ao feito pelo Google em 2015, quando criou a Alphabet para gerenciar as empresas da gigante das buscas.
“Somos uma empresa que desenvolve tecnologia para conectar. Juntos, podemos finalmente colocar as pessoas no centro de nossa tecnologia. E, juntos, podemos desbloquear uma economia de criadores muito maior”, disse Zuckerberg na apresentação. “Para refletir quem somos e o que esperamos construir”, completou.
Vale ressaltar, contudo, que a rede social continua se chamando Facebook, o novo nome Meta é para a companhia “mãe” das plataformas.
O nome Meta já vinha sendo bastante especulado devido as inúmeras menções de Zuckerberg ao “metaverso”, que unirá diferentes plataformas e ferramentas do Facebook.
No início deste ano, o Facebook formou uma equipe dedicada a construir um metaverso e, apenas alguns dias atrás, falou sobre abrir 10 mil vagas para pessoas “altamente qualificadas” em toda a União Europeia nos próximos cinco anos, com o objetivo de focar em suas experiências de realidade virtual aumentada.
O momento em que isso ocorre não é ao acaso. O Facebook está enfrentando diversos questionamentos das autoridades sobre a forma como lida com infratores e fake news. Isso foi potencializado com o recente vazamento de documentos confidenciais da empresa por uma ex-funcionária.
Prós e contras da mudança
Mas será que a mudança de nome é suficiente para aliviar a barra do Facebook com o público? Segundo o site Olhar Digital, que conversou com Patrícia Dalpra, fundadora da PD Gestão de Imagem e Carreira, a mudança não é suficiente para resolver os problemas de reputação do Facebook.
Ela precisa vir acompanhada de outras medidas para surtir efeito. “Uma mudança de marca precisa vir seguida de uma série de estudos e ações que vão além do nome, principalmente quando falamos de uma marca que tem forte rejeição com relação ao seu comportamento e à sua reputação”, explicou.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
- VÍDEO: Sob alerta de tempestade, Campo Grande registra rápida chuva de granizo
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
Últimas Notícias
Negociador do sequestro de Silvio Santos explica tática ‘leite-moça’ e porquê não é recomendada: “Nunca usamos”
Ex-comandante do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais), Diógenes Lucca, deu palestra gratuita em Campo Grande
Onde assistir: Quinta-feira terá quatro jogos pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa 2026
Brasil desafia o Chile em partida que terá transmissão pela TV aberta
Raquel Brito faz primeira aparição após ser internada: “Parem de especular”
Após ser desclassificada de ‘A Fazenda 16’, Raquel Brito faz primeira aparição após ser internada às pressas; saiba detalhes da situação dela
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.