Os índices de umidade do ar seguem baixos, entre 25% e 70%, em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (21) que será de sol e temperaturas de até 36°C o que exige uma maior atenção com a saúde, principalmente nas horas mais quentes do dia.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o céu fica claro a parcialmente nublado em todas as regiões do Estado então previsão de chuva.

Em a previsão é de termômetros entre 20°C a mínima e 30°C a . O céu terá poucas nuvens e a umidade do ar também será baixa.

Para o interior a previsão é de temperaturas entre 15°C a mínima e 36°C a máxima. O sol predomina e os índices de umidade continuam baixos.

Tempo seco e doenças respiratórias

Segundo o médico pneumologista Henrique Ferreira de Brito o outono e o inverno, são estações que sempre causam impacto na saúde, principalmente na saúde respiratória. “Tanto pela troca da estação, mudança na temperatura, mas também porque temos um inverno seco, por isso as pessoas manifestam mais as doenças respiratórias”, explicou.

O especialista destaca que o também agride o sistema respiratório e por isso clima frio acaba sendo favorável ao contágio também. “O coronavírus é um vírus que causa um quadro respiratório desde um quadro gripal mais leve até uma mais intensa como temos visto e entra nessa situação. O vírus gosta do frio e do seco”, disse ao Jornal Midiamax.

Cuidados

– Beba bastante líquido;

– Atividades físicas não são recomendadas;

– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;

– Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).