Pular para o conteúdo
Sem Categoria Variedades

Quem é Elena Ferrante e por que seus livros fazem tanto sucesso?

Um sucesso e, ao mesmo tempo, um mistério. É difícil encontrarmos alguém que nunca tenha ouvido falar da escritora italiana Elena Ferrante e seus livros.
Arquivo -

Um sucesso e, ao mesmo tempo, um mistério. É difícil encontrarmos alguém que nunca tenha ouvido falar da escritora italiana Elena Ferrante. Mais difícil ainda é encontrar alguém que saiba sua verdadeira identidade. Seu nome é, na verdade, o pseudônimo de quem escreve títulos que alcançaram sucesso editorial mundial.

Considerada uma das autoras contemporâneas vivas mais importantes, Elena é famosa principalmente por sua Série Napolitana, o trabalho da escritora, porém, vai além dos quatro livros seriados de ficção. A atenção que a autora ganhou nos últimos tempos deve-se tanto à qualidade do seu trabalho quanto ao mistério de sua persona.

 

A Tetralogia

Como em toda tetralogia, a Série Napolitana da autora Elena Ferrante, é uma sequência de quatro livros. Críticos sugerem que a narrativa construída em quatro partes aborda a amizade entre mulheres de uma forma muito honesta e transparente e a isso deve-se parte de seu sucesso.

Traduzidos para o português brasileiro, os títulos dos livros que compõem essa tetralogia são, em ordem cronológica: A amiga genial, História do novo sobrenome, História de quem foge e de quem fica e História da menina Perdida. Os livros contam a história de suas amigas, tendo como narradora uma delas, a Elena.

A história acontece em Nápoles e permeia a vida e a amizade de Elena e Rafaela desde a infância até a vida adulta. Num cenário pós-guerra e numa vizinhança humilde, as duas amigas constroem uma amizade longe do clichê romantizado. Inveja, irmandade, intriga e sororidade costuram o drama literário.

 

Livros consagrados da escritora Helena Ferrante
Sucessos da autora – Foto da Internet
Outros títulos

Apesar de ser mais conhecida pela Série Napolitana, que vendeu mais de 40 milhões de exemplares quando combinados os 4 livros, ela tem uma vasta produção. Destaque para o aclamado Frantumaglia – Os Caminhos de Uma Escritora.

Em Fratumaglia, como o livro é comumente abreviado, a autora reúne uma série de cartas, entrevistas e correspondências entre ela e a audiência — desde leitores à imprensa. Configurando, assim, sua única obra não-ficcional. O livro toma dimensões quase biográficas, uma vez que é possível entender melhor a personalidade da aclamada e discreta escritora.

Ferrante tem ainda um livro infantil. Traduzido para o português como Uma Noite na Praia, a fábula é narrada pela boneca Celina. Esquecida na praia por sua dona, Mati, a boneca passa uma longa noite na praia. Repleta de sustos, a aventura só termina com o nascer do sol.

 

O mistério por trás do nome

Além de suas histórias bem escritas, aclamadas pelo público e pela crítica, parte do que torna Elena Ferrante tão especial é o mistério por trás de quem ela seja. Desde que publicou seu primeiro livro, a autora deixou claro que se tratava de um pseudônimo. A real identidade nunca foi relevada.

Há algum tempo, porém, especula-se que a pessoa por trás das obras de Ferrante seja uma tradutora da mesma editora que publica seus livros. Essa discussão acabou desencadeando muitas outras. Questiona-se o direito da autora de se manter anônima ou como a fama e reconhecimento pode mudar a percepção da obra de um artista.

Em sua obra não-ficcional Fratumaglia, a autora usa o trecho de uma entrevista para se posicionar sobre todo esse burburinho. Ela afirma que a única razão que deva motivar alguém ler seus livros, é a qualidade deles e que pouco importa quem os escreveu de fato.

 

Ultimo livro de Helena Ferrante
A vida mentirosa dos adultos – Foto da Internet
O hiato e o retorno

Desde a publicação de História da Menina Perdida, em 2014, a autora havia entrado em hiato. A obra encerrou a Série Napolitana, sendo o quarto livro da narrativa. Esse hiato foi quebrado, porém, com o anúncio de sua nova obra A vida mentirosa dos adultos.

Sem data oficial de lançamento no Brasil, o foi lançado na no ano passado e deve ser chegar em junho deste ano aos Estados Unidos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
carne

‘Esperado depois da maluquice de Trump’, diz Paulo Duarte após MS parar de exportar carne para os EUA

Investigador paranormal morre durante turnê com a boneca Annabelle original

fundect

Estagiários reclamam de falta de data fixa para pagamentos de bolsas da Fundect: ‘pagam quando querem’

Gonet diz que Cid omitiu fatos em colaboração e se opõe a perdão definitivo

Notícias mais lidas agora

Prejuízo imediato: suspensão de carne aos EUA compromete estabilidade em MS, analisa Famasul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

Lições de honestidade de meu velho Pai

Últimas Notícias

Polícia

Carreta carregada de grão tomba em rotatória na BR-060, em Sidrolândia

O veículo tombou no acostamento da via e parte da carga foi despejada no asfalto

Emprego e Concurso

Concurso da Polícia Civil tem 440 vagas para MS e salários de até R$ 6,5 mil

Edital foi publicado nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial do Estado

Política

‘Ameaça para negociar’: Deputado não acredita que tarifaço de Trump se concretize

MS suspendeu exportação de carne para EUA e preços devem cair no estado

Polícia

Investigadores presos com carga contrabandeada de cigarros são demitidos da Polícia Civil de MS

Investigadores ‘roubaram’ a carga de um contrabandista