Depois de seis meses e 27 dias, a Ponte da Amizade, entre Ciudade del Este e Foz do Iguaçu foi reaberta. Os primeiros veículos cruzaram a divisa às 5h, colocando fim, pelo menos em parte,  ao bloqueio implantado desde o início da pandemia. Entretanto, segundo a , não está permitida a passagem de pedestres.

Em , praticamente todas as cercas e obstáculos que impediam o trânsito na divisa com já tinham sido retiradas há algum tempo e a passagem de um lado para o outro estava permitida. Entretanto, nos últimos dias, o exército voltou algumas vezes às ruas e fez bloqueios com caminhões.

Para comemorar a volta oficial dos turistas, o prefeito José Carlos Acevedo programou um ato político na Linha Internacional, nas proximidades da West Garden. Para garantir a reabertura da fronteira com Mato Grosso do Sul, os lojistas prometeram se adequar às medidas de segurança e fizeram algumas adequações, conforme exigências da Vigilância Sanitária do .

“Já estamos preparados há alguns dias para atender as recomendações estabelecidas pelas autoridades sanitárias. O que acontece hoje é apenas uma formalidade estabelecida pelas autoridades que ainda não haviam oficializado a reabertura. Abriu lá em Ciudade del Este, abre aqui também”, disse Victor Barreto, presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero.

O regime de trânsito livre passa a funcionar a partir desta quinta-feira (15) e prevê a entrada e saída de pessoas que moram nos municípios fronteiriços como Cidade Del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu (PR),  Pedro Juan com Ponta Porã e  Salto Del Guairá com Mundo Novo e Guaíra.

De acordo com as novas regras que foram estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Social  do Paraguai, só serão permitido o ingresso de pessoas que estiverem usando máscaras. Além disso, cada fronteira terá um limite de horário estabelecido de trânsito livre.

Na fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, ficou estabelecido que o acesso será  das 9 às 22 horas. Já em Salto Del Guairá, será das 6 às 22. No caso da Ponte da Amizade o horário estabelecido ficou das 5 às 22.