Os estarão realizando mutirões de entregas, neste fim de semana, para minimizar os atrasos por conta da greve de 70% dos trabalhadores, em 38 municípios de Mato Grosso do Sul. A paralisação foi degradada em protesto por não concordar com a proposta de privatizar a estatal.

Segundo a presidente do Sintect-MS (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de MS), Elaine Regina de Souza Oliveira, a greve será intensificada nos próximos dias, e deve afetar o setor.

“Estamos buscando a intensificação, para desfecho mais rápido do TST (Tribunal Superior do Trabalho). É importante frisar que o impacto nas entregas. A população tem que avaliar de uma forma que de muitas vezes não é avaliado a ela. Isso pode refletir na presença dos Correios amanhã em cada município do nosso pais”, disse.

Em nota, a estatal informou que o mutirão faz parte do plano de contingência para minimizar os danos. Outras ações como apoio dos empregados da área administrativa, que vão auxiliar na operação, e o remanejamento de veículos estão sendo adotadas.

“A empresa aguarda o retorno de parte dos trabalhadores que aderiram à paralisação parcial o quanto antes, cientes de sua responsabilidade para com a população, já que agora toda a questão terá seu desfecho na justiça”, ressaltou a nota.

Ainda não há acordo entre as partes, de um lado, os trabalhadores não concordam com a retiradas de 70 cláusulas de direitos em relação ao acordo anterior, como suspensão de auxílio-creche, adicional de risco e licença-maternidade.

Conforme os Correios, a crise financeira se agravou por conta da pandemia do novo coronavírus, e não teriam mais condições de suportar as altas despesas, o que significa, dentre outras ações que já estão em andamento, discutir benefícios que foram concedidos em outros momentos e que não condizem com a realidade atual de mercado, assegurando todos os direitos dos empregados previstos na legislação. A paralisação parcial em curso somente agrava esta situação.

Embora a paralisação parcial, as agências estão abertas e os serviços de Sedex e Pac continuam disponíveis. Os atendimentos com hora marcada estão suspensos por prevenção durante a pandemia.