Pular para o conteúdo
Sem Categoria

Ministério Público Federal quer uso de máscara por indígenas em aldeias de MS

Um documento do MPF (Ministério Público Federal) recomenda que lideranças indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho, em Dourados, intensifique as ações preventivas contra o coronavírus. Entres as  medidas a serem adotadas está o uso de máscaras na aldeias. O documento assinado pelo procurador do MPF em Dourados, Marco Antonio Delfino, no último sábado (9) […]
Arquivo -

Um documento do MPF (Ministério Público Federal) recomenda que lideranças indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho, em , intensifique as ações preventivas contra o . Entres as  medidas a serem adotadas está o uso de máscaras na aldeias.

O documento assinado pelo procurador do MPF em Dourados, Marco Antonio Delfino, no último sábado (9) que o jornal Midiamax teve acesso,   também recomenda, limpeza das mãos com água e sabão ou álcool para matar o vírus.

O MPF também pede para que os indígenas não saiam de casa, evite as aglomerações e o compartilhamento de utensílios domésticos, inclusive tereré.

O documento do MPF também ressalta que, a inobservância das recomendações veiculadas pelo Ministério da Saúde, podem resultar em responsabilização civil e criminal, haja vista o desrespeito ao Código Penal, art. 268, que trata do crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva.

“As reuniões para a prática de atividades desportivas/recreativas ( de campo ou salão, por exemplo), cultos religiosos, comemorações em bares ou restaurantes e aglutinações em mercados ou mercearias, configuram-se como aglomerações que devem ser evitadas ao máximo), diz o documento.

De acordo com o as orientações do MPF, o controle do fluxo da entrada e saída de pessoas nas aldeias indígenas também é considerado de fundamental importância para a prevenção do , uma vez que o contato com pessoas possivelmente contaminadas pode ser evitado. “Essa prática inclui a circulação de cobradores e vendedores ambulantes em território indígena”, afirma o procurador.

“Portanto, feitas tais advertências necessárias, o Ministério Público Federal requisita aos líderes indígenas das Aldeias Bororó, Jaguapiru e Panambizinho, o devido auxílio na conscientização das pessoas que residem nas comunidades a fim de prevenir e combater o COVID-19”, conclui o procurador.

Ministério Público Federal quer uso de máscara por indígenas em aldeias de MS
Casa de Rezas foi reconstruída, mas ainda não pode ser reaberta.(Marcos Morandi)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

O resultado jogou o Santos para a zona de rebaixamento

Polícia

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

'Fiquei com receio de ser mandado de prisão', disse condutor que responde por tráfico de drogas

Trânsito

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Vítima morreu presa às ferragens

Mundo

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

ONU já contabilizou quase 800 assassinatos em locais de ajuda humanitária entre maio e julho