Quase metade dos municípios de apresentaram piora na classificação de risco do Prosseguir, apresentado nesta quinta-feira (8). Dos 79 municípios do estado, 35 pioraram a classificação, enquanto 31 se mantiveram com a mesma bandeira. Somente 13 cidades melhoraram a classificação. 

O Estado tem 30 cidades com a classificação vermelha no programa, que indica um alto risco de transmissão. Pela classificação, os municípios deveriam abrir somente atividades essenciais e as não essenciais de baixo risco. 

Uma das cidades que piorou a classificação foi Campo Grande. A capital estava com classificação amarela e foi ‘rebaixada' para a bandeira vermelha. , Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas também estão classificadas com a bandeira vermelha. 

Apesar da piora no grau de risco de alguns municípios, o secretário não chegou a explicar o que levou à mudança na classificação. “Quero reforçar a estratégia do programa Prosseguir, que tem ajudado a balizar as ações do Governo do Estado e chamar a atenção. Não é alarmista e não é para ficar confortável, é um senso de realidade. ver que a pandemia está presente, na maioria dos municípios tivemos piora do quadro, precisamos ter cautela, cuidado. Ainda temos uma situação realmente delicada”, frisou.

Em MS, apenas oito municípios estão com a classificação amarela, que permite o funcionamento de atividades não-essenciais de baixo, médio e alto risco. Na classificação amarela estão as cidades de Alcinópolis, Eldorado, Figueirão, Iguatemi, Jaraguari, , e Paraíso das Águas.

Confira a classificação dos municípios: