Pular para o conteúdo
Sem Categoria

Frente Parlamentar realiza audiência em Naviraí para debater decreto da ‘cota zero’

Assessoria A  Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) realiza, por meio da Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Pesca (FPesca), a audiência pública “O Decreto Cota Zero e os impactos na cadeia produtiva da pesca em Naviraí e região”. O evento, proposto pelo deputado Cabo Almi (PT), coordenador da FPesca, será realizado neste […]
Arquivo -
Assessoria
Assessoria

Assessoria

A  Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) realiza, por meio da Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Pesca (FPesca), a audiência pública “O Decreto Cota Zero e os impactos na cadeia produtiva da pesca em e região”. O evento, proposto pelo deputado Cabo Almi (PT), coordenador da FPesca, será realizado neste sábado (3) a partir das 13h no Plenário Abelardo Xavier de Macedo, na Câmara Municipal de Naviraí.

De acordo com o Decreto 15.166/2019, a pesca amadora e/ou desportiva será realizada, a partir de 2020, apenas no sistema “pesque e solte”. Também será proibida esse tipo de pesca na modalidade subaquática. Entre outras justificativas, o decreto afirma que as alterações atendem à “necessidade de regulamentar o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira, conciliando o equilíbrio entre a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e a obtenção de melhores resultados econômicos e sociais”.

Desde a publicação do decreto, em fevereiro deste ano, o assunto tem sido debatido no Parlamento Estadual. “A pesca amadora não pode ser criminalizada. O desmatamento, os sedimentos que vêm soterrando os rios, a grande quantidade de jacarés e outras questões ambientais precisam ser debatidas, pois são os verdadeiros responsáveis pela diminuição das espécies nos rios”, disse Almi na época em que o decreto foi publicado.

No dia 21 de março, foi realizada, também por proposição do deputado Cabo Almi, a audiência pública “Cota zero: a cadeia produtiva da pesca em debate”. O evento contou com a presença de pessoas ligadas à atividade pesqueira, de pesquisadores sobre o assunto e representantes de entidades diversas. Como encaminhamento da reunião, foi enviada carta ao governo do Estado solicitando a revogação do decreto.

A audiência pública em Naviraí é realizada em parceria com a Colônia de Pescadores Z-15 “Porto Caiuá” e com a Associação dos Pescadores Amadores e Empresariais do Rio Amambaí, por intermédio dos vereadores Luiz Alberto Ávila Júnior, Simon Rogério Freitas e Fabiano Domingos dos Santos. Também está prevista a realização de audiência no município de .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Ou governo, ou senado’: Pollon promete acirrar disputa no PL e não descarta mudança de partido

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense surpreende o Inter na Copa do Brasil e vence pela 1ª vez após Mundial de Clubes

Em um primeiro tempo movimentado, Everaldo aproveitou a falha de Vitão e abriu o placar para o Fluminense

Cotidiano

Após incêndio no Noroeste, conselho de segurança marca reunião com Defesa Civil e moradores

O encontro vai abordar o caso registrado nesta quarta-feira e deliberar acordos juntos à comunidade para prevenir novas ocorrências

Brasil

Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas

Cotidiano

Bebê de 1 ano é mordida por morcego após incêndio em terreno baldio no Tiradentes

Moradores afirmam que já fizeram diversas denúncias sobre o abandono do terreno, mas nenhuma providência foi tomada