Pular para o conteúdo
Sem Categoria

Prefeitura lança programa de prevenção e valorização da vida

 No Ginásio de Esportes do IMCG (Instituto Mirim de Campo Grande),  Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais e Secretaria de Defesa dos Direitos Humanos, lançou nesta segunda-feira (20) o Programa “Direitos Humanos pela Valorização da Vida- Por uma Campo Grande Livre do Suicídio”.  O prefeito Marquinhos Trad destacou […]
Arquivo -

 No Ginásio de Esportes do IMCG (Instituto Mirim de ),  Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais e Secretaria de Defesa dos , lançou nesta segunda-feira (20) o Programa “Direitos Humanos pela Valorização da Vida- Por uma Campo Grande Livre do Suicídio”.

 O prefeito Marquinhos Trad destacou que a metodologia do programa objetiva o acesso as escolas, realizando as palestras de sala em sala, tendo assim um contato mais próximo com os alunos.

 “Com o trabalho de toda equipe, nós vamos ganhando a atenção e confiança dos mesmos, para que possam falar abertamente sobre assuntos, que de outro modo não seria possível alcançar. As diretoras estão cientes do assunto e nós vamos ter muito êxito neste trabalho, que é de prevenção e valorização da vida”, disse Marquinhos.

 Para o subscretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Júnior, o desafio central será aumentar o conhecimento do fenômeno por parte de profissionais de saúde, da comunidade escolar, dos serviços sociais e dos cidadãos em geral.

 “Estamos trabalhando para que todos em conjunto possam ter um papel na prevenção do suicídio. Só assim será possível identificar quem está em risco e encaminhar as pessoas para os serviços de saúde de modo a receberem tratamento eficaz”, diz o Secretario para defesa dos direitos humanos Ademar Vieira Junior.

 De acordo com o Coordenador Marco Antônio de Morais, o programa é formado por uma equipe multidisciplinar de esclarecimento e prevenção ao suicídio, que tem como objetivo conscientizar sobre os agravos da saúde mental e prevenção ao suicídio.

 “É importante falar do tema, pois se trata de um tabu, onde a maioria das pessoas não tem coragem ou oportunidade para falar sobre a sua dor ou seu sofrimento, que na maioria das vezes é ignorado ou mal interpretado”, comenta Marco Antônio.

A superintendente de Gestão e Normas da Semed, Alélis Izabel de Oliveira Gomes, informou que todos os diretores das escolas da Reme e dos Ceinfs estão capacitados.

“Nosso objetivo é unificar ações. Quando a gente de junto com a Subsecretaria de Direitos Humanos, nós formamos forças e levamos para mais pessoas a prevenção contra o suicídio. Os trabalhos de prevenção a vida e contra o suicídio começaram devido a alguns casos encontrados nas escolas. E nossos coordenadores estão trabalhando para detectar os sinais de depressão que causa este problema do suicídio que acontece na sociedade moderna”, frisa Alélis.

Para a diretora da Escola Municipal Alcídio Pimentel, Luciana Cristina Dantas, esta é uma ação importante, levando em consideração todos os conflitos que os adolescentes têm e que é próprio da idade deles.

“Nós, diretores, já tivemos a capacitação a respeito da prevenção à vida e dos direitos humanos. É inegável a importância deste trabalho para os alunos e toda comunidade. Este é um assunto que vem sendo tratado com muito respeito e muito carinho”, destaca a diretora Luciana.

A equipe do programa contará com 1 palestrante ,1 advogado de direitos violados,1 assistente social,1 psicólogo e 1 psicopedagoga, que estarão trabalhando juntos para trazer benefícios aos contemplados, tentando identificar pessoas que necessitam de algum tipo de auxílio.

O evento contou com a presença da diretora-presidente do Instituto Mirim de Campo Grande, Cláudia Carneiro, do diretor presidente da Funsat, Cleiton Franco e do secretário Municipal de Assistência Social, José Mário Antunes. (Assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Romaria comemora aniversário de 100 anos do Colégio Auxiliadora em Campo Grande

Auditoria na Funsaud de Dourados entra na reta final e deve definir rumos da saúde municipal

VÍDEO: Trecho da BR-163 interditado após andarilho colocar fogo em galeria deve ser liberado em 48 horas

VÍDEO: Indígenas apontam arma para motoristas após cacique morrer atropelado em Coronel Sapucaia

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Nelsinho e Tereza destacam que comitiva reaqueceu diplomacia e abriu caminhos contra tarifaço de Trump

Últimas Notícias

Transparência

União altera PAC e maternidade de Dourados vai para Corumbá

Ministério da Saúde escolhe as macrorregiões com maiores índices de mortalidade e com necessidade de leitos

Transparência

Corte no salário do prefeito de Naviraí afeta médicos e ultrassonografias

Prefeitura alega que falta do reajuste atinge teto salarial de todos os servidores da administração pública

Cotidiano

Abram as janelas: Fumacê percorre três bairros de Campo Grande nesta quarta-feira

O fumacê é usado para conter a proliferação do mosquito da dengue

MidiaMAIS

Galã de novelas, Thiago Lacerda vem a MS para cerimônia importante

Confira detalhes da vinda do artista ao Estado