Pular para o conteúdo
Sem Categoria Variedades

Os celulares têm ouvidos! Como aplicativos captam áudios à nossa volta

Apps agem mesmo quando não estão ativos
Arquivo -

Apps agem mesmo quando não estão ativos

A suspeita de que Google, Facebook e Apple ouvem nossas conversas — mesmo quando não estamos usando nossos smartphones — é antiga e tem fundamentos. Agora, conforme noticiado recentemente pelo New York Times, inocentes jogos estão rastreando o que assistimos na TV e locais que visitamos para direcionar publicidade específica.

Mais de 250 jogos disponíveis na Google Play, e alguns até na App Stores, usam um software da Alphonso, start-up que coleta informações de exibição de TV para anunciantes. Tais aplicativos, uma vez instalados no celular, podem captar o que seus usuários — muitas das vezes, crianças — assistem.

Mesmo que o celular não esteja ativo, através do microfone dos dispositivos móveis, o software pode saber o que as pessoas estão assistindo, ao identificar sinais de áudio emitidos por programas e comerciais de TV. É possível até combinar as informações armazenadas com os locais visitados obtidos pela geolocalização. Assim, a publicidade pode ser direcionada com mais precisão, podendo permitir até avaliar o que leva um consumidor a escolher determinado estabelecimento ou produto.

Em resposta ao New York Times, a Alphonso explica que o software não grava conversas e está descrito nas políticas de privacidade dos aplicativos dos quais o algoritmo faz parte. Ainda, a empresa alega que não tem acesso aos microfones e localização dos dispositivos de seus usuários sem a devida autorização.

Os celulares têm ouvidos! Como aplicativos captam áudios à nossa volta

A start-up não informo também os nomes dos aplicativos que incluem a funcionalidade, mas revelou que, ao todo, cerca de 1000 aplicativos, entre jogos e mensageiros, contam com o algoritmo da Alphonso. No entando, o New York Times menciona que encontrou diversos realizando buscas no Google Play Store pelos termos “Alphonso automated” e “Alphonso software”.

Os apps nos ouvem

Diversas histórias rodam a internet sobre anúncios apresentados sobre conversas. Google, Facebook e Apple figuram entre as empresas cujos usuários suspeitam ouvirem o que falam para direcionarem publicidade.

Alguns casos foram abordados pela BBC em 2016. Uma jovem passou a ser seguida no Twitter por um grupo de apoio a pacientes que sofrem de enxaqueca após ter reclamado de ter tido uma crise pela primeira vez. Em outro caso, após uma conversa sobre impostos, o Facebook passou a recomendar serviços de especialistas na área fiscal. E situações de pessoas que conversam sobre determinados produtos ou destinos de férias e depois receberam publicidade sobre o tema.

Além disso, o site Reddit está cheio de histórias similares, como a de um usuário que tem pavor de baratas e foi apresentado a empresas de dedetização após um inseto ter aparecido na sua casa e ele ter berrado que precisava dos serviços de uma empresa do ramo.

À BBC, as empresas negaram captar conversas para direcionar publicidade. O Google reconheceu utilizar a funcionalidade de reconhecimento de voz e que não compartilha áudios adquiridos com terceiros.

O Facebook explicou que o direcionamento dos anúncios veiculados na rede social é baseado unicamente na informação compartilhada pelos usuários e seus hábitos de navegação. A empresa disse à BBC que não permite às empresas usar dados obtidos por meio do microfone e nunca compartilha informações com terceiros sem seu consentimento. Outras gigantes de tecnologia também negaram usar o recurso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Últimas Notícias

Esportes

Brasil empata com a Colômbia e avança na liderança da Copa América Feminina

Agora, a equipe comandada por Arthur Elias enfrentará o Uruguai, segundo colocado do Grupo A

Polícia

Veterano da PM morre após crise em via pública de Campo Grande

Após parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu mesmo diante de quase uma hora de tentativas de reanimação

Polícia

Cansada do ‘som alto’, mulher chama polícia para vizinho mesmo sob ameaça

Caso aconteceu no Aero Rancho, em Campo Grande. O autor já havia a ameaçado caso ela procurasse a polícia

Polícia

Mulher é presa com quase meia tonelada de maconha na MS–156 rumo a SP

Prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 950 mil, segundo a corporação.