Pular para o conteúdo
Sem Categoria

Moradora de povoado espanhol restaura esculturas centenárias com cores berrantes e causa polêmica

“Não sou profissional; simplesmente as esculturas estavam horríveis e eu queria pintá-las para melhorá-las”. Foi assim que a espanhola María Luisa Menéndez, do povoado de Rañadoiro, no norte da Espanha, explicou por que decidiu “restaurar” três entalhes em madeira centenários com cores berrantes. “Pedi permissão ao padre para levá-los e pintá-los na minha casa”, disse Menéndez […]
Arquivo -

“Não sou profissional; simplesmente as esculturas estavam horríveis e eu queria pintá-las para melhorá-las”.

Foi assim que a espanhola María Luisa Menéndez, do povoado de Rañadoiro, no norte da Espanha, explicou por que decidiu “restaurar” três entalhes em madeira centenários com cores berrantes. “Pedi permissão ao padre para levá-los e pintá-los na minha casa”, disse Menéndez ao jornal espanhol “El Comercio”.

As esculturas, que estavam expostas em uma igreja, datam dos séculos 15 e 16.

Uma delas retrata a Virgem Maria com o menino Jesus e Santa Ana; a outra, Virgem Maria com o menino Jesus e uma terceira, São Pedro.

O secretário de Educação e Cultura das Astúrias, Genaro Alonso, afirmou à agência de notícias EFE que o resultado parecia mais “uma vingança do que uma restauração”. “Não sou profissional, mas sempre gostei disso (restauração) e as esculturas precisavam (de um reparo), então as pintei da melhor maneira possível, com as cores que pareciam as melhores e os vizinhos adoraram”, disse ela ao jornal “El Comercio”.

Um especialista que conhece a fundo a peça afirmou não ser possível determinar neste momento se a restauração poderá ser revertida.

“Isso já tinha acontecido antes com outra pessoa. As esculturas foram pintadas, mas tivemos sorte porque a cor original permaneceu quando a pintura foi removida”, disse Luis Saro ao jornal espanhol “La Nueva España”.

“Mas, nesse caso, não se sabe se as peças vão poder retornar à sua aparência original; tudo depende do material que foi usado, entre outros aspectos técnicos”, acrescentou.

Crimes

A Associação Profissional de Restauradores de Bens Culturais da Espanha (ACRE) criticou a iniciativa de Menéndez. Segundo a entidade, o episódio reflete a “a pilhagem contínua” do patrimônio nacional.

“Que tipo de sociedade permite passivamente que se destrua diante de seus olhos o legado de seus ancestrais?”, publicou a entidade em sua conta no Twitter.

Mas esse não foi o primeiro caso de uma “restauração” malsucedida. Em junho deste ano, uma igreja na cidade de Estella, no norte da Espanha, contratou um professor de artesanato para “consertar” uma escultura de São Jorge do século 16.

O famoso guerreiro foi transformado em um homem de pele rosada e armadura colorida.

Na ocasião, usuários do Twitter e do Facebook disseram que a nova versão de São Jorge parecia um personagem da famosa série de histórias em quadrinhos “Tintin”.

Mas talvez o caso mais famoso seja o de “Ecce Homo”.

Em 2012, Cecilia Giménez, moradora de Borja, no norte da Espanha, “restaurou” a pintura do rosto de Jesus Cristo. O resultado desastroso rodou o mundo.

Durante cerca de 100 anos, a pintura permaneceu na igreja de Nossa Senhora da Misericórdia e havia se deterioradado devido à umidade.

Apesar do malsucedido, vários especialistas afirmaram que o quadro deveria ser mantido do jeito que está por representar “um ícone da cultura popular de nossos tempos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção Brasileira estreia neste domingo na Copa América

Atendente procura a polícia após ser assediada por cliente de farmácia em Campo Grande

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Notícias mais lidas agora

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

botafogo

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Últimas Notícias

Polícia

Homem passa mal e morre em motel do Jardim Paulista, em Campo Grande

A vítima não apresentava sinais de violência

Transparência

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Em meio a inquérito do MP, presidente do Legislativo dá canetada e aumenta valor pago para empresa de tecnologia

Cotidiano

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

Entenda por que mal súbito atinge até mesmo pessoas que praticam exercícios físicos

Polícia

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Família de Júlio Cesar Cerveira Filho luta por um julgamento digno