Pular para o conteúdo
Sem Categoria

Alunos do Instituto Mirim participam de Maratona Nacional de Tecnologia

Com a proximidade da segunda etapa da Maratona Nacional UNICEF Samsung, que reúne os criativos da área de TI, com o objetivo de promover o desenvolvimento de propostas para dispositivos móveis a serem utilizados no ensino fundamental, do 6º ao 9º ano,  os projetos selecionados dos alunos do Instituto Mirim foram apresentados à diretoria da […]
Arquivo -

Com a proximidade da segunda etapa da Maratona Nacional UNICEF Samsung, que reúne os criativos da área de TI, com o objetivo de promover o desenvolvimento de propostas para dispositivos móveis a serem utilizados no ensino fundamental, do 6º ao 9º ano,  os projetos selecionados dos alunos do foram apresentados à diretoria da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) na última terça-feira (26).

O calendário da maratona foi dividido em três fases. A primeira, de 15 a 28 de junho, será a avaliação das propostas inscritas pela comissão julgadora. O resultado dessa etapa e das 32 equipes selecionadas no território nacional, será divulgado na próxima segunda-feira, 2 de julho. Em , cinco equipes estão participando, sendo uma da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e quatro do IMCG.

Na segunda fase, os selecionados começarão a desenvolver os aplicativos propostos. Durante esse período, os participantes terão sessões de mentoria online e presencial para esclarecimentos técnicos e pedagógicos. Ainda nessa etapa, as equipes iniciarão os testes dos protótipos desenvolvidos.

“A Prefeitura de Campo Grande vai assinar um termo de cooperação para disponibilizar uma plataforma de ensino à distância nas escolas municipais, nos telecentros e aos alunos do Instituto Mirim. Em tratativas desde o ano passado, na última semana trouxemos representantes do Programa Brasil mais Ti, uma plataforma do Governo Federal que oferece inúmeros cursos na área de tecnologia. Em uma apresentação que fizemos aos alunos do Instituto Mirim e da Semed, com menos de uma semana para o término das inscrições e uma maratona nacional para o desenvolvimento de aplicativos, mais de trinta projetos foram apresentados, o que demonstra o interesse, comprometimento e a criatividade desses jovens”, explica o Diretor Presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

A parceria com a Semed dá início ao primeiro passo para uma série de projetos que a Agência de Tecnologia da Prefeitura está elaborando com o Instituto Mirim.  “A proposta da parceria visa fomentar a temática da tecnologia da informação como promoção social no município, o que pode levar os nossos mirins a outro nível de aprendizagem”, diz a Diretora Executiva do IMCG, Cláudia Penteado. Entre os projetos estão o de Reaproveitamento de Resíduos Eletrônicos e a Tech Aula.

“Apesar de ser um desafio, essa oportunidade é única, pois estamos desenvolvendo ideias que já tínhamos há muito tempo, mas que em outros lugares, não teríamos chance de trabalhar nossos projetos com tamanha projeção”, relata Leonardo Afonso Gomes, 16 anos, aluno do Instituto Mirim e integrante de uma das equipes escolhidas para maratona.

Os participantes deverão entregar e apresentar os aplicativos criados na terceira e última etapa da “Maratona UNICEF Samsung”, que ocorrerá na primeira semana de outubro. A maratona ainda realizará uma cerimônia de certificação e entrega da bolsa de benefício para cada participante das equipes selecionadas no valor de 1 mil reais, em dia e local a ser definido.

Assessoria

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Últimas Notícias

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira