80 anos: Guerra dos Mundos causava pânico nos ouvintes da rádio CBS
No dia 30 de outubro de 1938 uma transmissão de rádio causou pânico entre os ouvintes. Essa data histórica está completando 80 anos, quando a rádio CBS (Columbia Brodcasting System) interrompeu a programação musical para dar o furo de uma suposta invasão de marcianos. No entanto “o furo” era o inicio da peça de radioteatro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No dia 30 de outubro de 1938 uma transmissão de rádio causou pânico entre os ouvintes. Essa data histórica está completando 80 anos, quando a rádio CBS (Columbia Brodcasting System) interrompeu a programação musical para dar o furo de uma suposta invasão de marcianos.
No entanto “o furo” era o inicio da peça de radioteatro baseada no livro “Guerra dos Mundos” de George Wells. O que os radialistas não imaginaram era que a transmissão iria marcar história e deixar todos os ouvintes em pânico.
A peça de radioteatro foi baseada no livro de ficção cientifica “A Guerra dos Mundos” que foi escrito por Herbert George Wells (1866-1946) e foi adaptado por Orson Welles (1915-1985). As vésperas do Halloween a peça foi transmitida no formato jornalistico e tinha todas as caraterísticas de uma noticia verídica. Reportagens externas, entrevistas, testemunhas que estavam no acontecimento, repórteres e comentaristas.
Além de efeitos sonoros, sons ambientados, gritos e a emoção daqueles que transmitiam. Tudo isso ajudou a dar a impressão de que era uma transmissão ao vivo e que realmente uma invasão estava acontecendo. A audiência do programa bateu o concorrente (NBC) e alcançou seis milhões de pessoas.
Metade começou a ouvir quando o programa já havia começado. Perdendo a parte que informava que era uma peça de teatro. Mais de 1,2 milhão de pessoas acreditaram que a invasão era real. Essas pessoas entraram em pânico, sobrecarregando linhas de emergência, aglomerando as ruas, congestionamentos no transito entre outras coisas.
No dia seguinte a transmissão foi manchete dos jornais e ficou conhecida como “Rádio do Pânico”. Três cidades ficaram paralisadas Nova Jersey, Newark e Nova York houve fuga das cidades. A transmissão de Guerra dos Mundos marcou a historia e evidenciou o poder do rádio como meio de comunicação e alcance de ouvintes. Em tempos de fake news a transmissão histórica nos lembra a importância de checar a informação antes de tomar atitudes.
Notícias mais lidas agora
- Jovem é atingido por tiro na boca, quebra dentes e cospe projétil durante atendimento médico
- “Não tenho inimigos, apenas adversários políticos”, diz prefeita após atentado em Coronel Sapucaia
- Morador de rua é esfaqueado e tem vísceras expostas no centro de Campo Grande
- Inquilina de MS descobre que dona entrava em ‘apê’ enquanto ela não estava: ‘Duas voltas na chave’
Últimas Notícias
Dourados perde do Aster Itaquá na estreia da Copa São Paulo Júnior
Bruno Henrique marcou de cabeça o gol de honra da equipe douradense
Helicóptero cai em cidade no interior de SC; duas pessoas ficam feridas
Não houve vítimas fatais
Motorista de carro fica em estado gravíssimo após colidir com um caminhão na MS-162
O jovem teria invadido a contramão da via e colidiu com a lateral do caminhão
Hospede adia estadia e desaparece após danos em hotel de Campo Grande
Após denúncia de tentativa de suicidio no apartamento do idoso, o quarto foi encontrado com grande desordem e danos como tomadas quebradas, vaso sanitário, forros de cama com marcas de incêndio, monocomando.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.