5 presépios natalinos mais famosos do Brasil e do Mundo

A tradição católica de encenar o nascimento de Jesus Cristo em pequenos -ou grandes- cenários continua viva em diversas partes do mundo.  A tradição de se montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no ano de 1223.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Natal está próximo e a tradição católica de encenar o nascimento de Jesus Cristo em pequenos -ou grandes- cenários continua viva em diversas partes do mundo.  A tradição de se montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no ano de 1223.

Foi nessa época que, lá em Greccio (cidade perto de Roma), na Itália, São Francisco queria mostrar aos camponeses como tinha sido a noite do nascimento de Jesus, mas não sabia como fazer. Foi aí que teve a idéia de pegar argila e montar vários bonequinhos de barro.

Fez Maria e José, depois um bebê, um burrinho, alguns pastores, um boi, três reis e uma estrela. A tradição chegou ao Brasil no século 17. O religioso Gaspar de Santo Agostinho montou o primeiro em Olinda, Pernambuco.

Veja abaixo uma lista de exposições e coleções de presépios, que podem ser visitadas na época do Natal ou mesmo durante o ano todo.

1. Congonhas – MG

Estão no Museu de Congonhas 22 peças premiadas no Concurso Nacional de Presépios, da Fundação de Arte de Ouro Preto, que já está em sua 46ª edição. A visitação à Exposição “Presépios do Brasil – Coleção Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP” é gratuita e vai até 6 de janeiro.

O Museu de Congonhas às quartas-feiras, de 13h às 21h. Terça, quinta, sexta, sábado e domingo, de 9h às 17h. No período do Natal, não funcionará dias 24, 25, 31 de Dezembro e 1º de Janeiro.

2. Blumenau – SC

Blumenau traz em 2018 a 1ª Feira Franciscana de Presépios Internacionais. A atração ficará no hall de entrada do setor 1 do Parque Vila Germânica, tem entrada gratuita e reúne mais de 50 presépios de artistas do mundo todo.

“O presépio é a forma lúdica de representar o verdadeiro sentido do natal, que é o nascimento de Jesus e a renovação da nossa fé em Cristo”, explica o Frei franciscano Rozântimo Antunes da Costa, curador da exposição inspirada na tradição iniciada por São Francisco de Assis há 800 anos.

3. Évora – Portugal

Além da Capela dos Ossos, que tem as paredes revestidas com o esqueleto de religiosos, a Igreja de São Francisco guarda uma centena de presépios que podem ser vistos pelo público ao longo do ano. A coleção pertenceu a um major-general português. O ingresso para visitar a igreja, que inclui a coleção de presépios, custa EUR 4 (R$ 18) por pessoa.

4. Vaticano – Itália

Um presépio esculpido em areia, com cinco metros de altura, é exibido na praça São Pedro. O Vaticano também recebe pela primeira vez, na Via della Conciliazione, a exposição “100 Presepi”, tradicional em Roma, que chega a 43ª edição. As duas atrações podem ser visitadas até o dia 13 de janeiro.

5. Jindrichuv Hradec – República Tcheca 

O maior presépio mecânico do mundo, com 60 metros quadrados, fica no museu Jindrichohradecka, a 135 km de Praga. Ele levou seis décadas para ser feito, entre os séculos 19 e 20. São 1.398 figuras. Um motor elétrico move 133 das peças. O presépio é exibido o ano todo.

Conteúdos relacionados