Que tal ter mais pássaros em sua casa e na vizinhança para alegrar o dia? Faça isso cultivando árvores de espécies nativas do Cerrado, que são as mais indicadas para plantio em passeios públicos, praças e parques da Capital. A Prefeitura de Campo Grande disponibiliza diversas mudas para a população, além de também realizar o plantio.
O Cerrado é o bioma predominante do Mato Grosso do Sul e é onde Campo Grande está inserida. Entretanto o desmatamento e introdução de outras plantas empobreceu a diversidade das espécies nativas. Além disso, segundo o gerente de arborização da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbano) Orcival Junior existe outro problema: a depredação e o vandalismo.
Segundo o professor e pesquisador da área de botânica da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Geraldo Damasceno Júnior, além de atrair mais pássaros da região, o plantio de espécies nativas do cerrado promove a conservação do bioma, além de ter um ponto de vista educativo. “A população acaba dando valor às árvores, assim como acontece com os ipês”, afirma.
Existem diversas mudas disponíveis de graça pela Prefeitura. Os interessados devem ir até à sede da Semadur, na Rua Arthur Jorge, 507, em frente à Central do IPTU, preencher um formulário e fazer a solicitação da muda. O órgão irá indicar, de acordo com as informações do local onde a árvore será plantada, as melhores espécies.
Confira algumas das árvores disponíveis na Prefeitura, por meio da Semadur.
1. Angelim (Andira sp)
2. Aroeira (Myracrodruon urundeuva)
3. Barbatimão (Stryphnodendron adstringens)
4. Cedro (Cedrela fissilis)
5. Dedaleira (Lafoensia pacari)
6. Ipês (Tabebuia chrysotricha, Tabebuia roseo-alba e Tabebuia avellanedae)
7. Jequitibá (Cariniana legalis)
8. Louro-pardo (Cordia trichotoma)
9. Olho-de-cabra (Ormosia arborea)
10. Paineira (Chorisia speciosa)
11. Pau-terra (Qualea grandiflora)
12. Tarumã (Vitex cymosa)