Pular para o conteúdo
Sem Categoria Variedades

Minimalismos retrô e moderno são assinatura de publicitário que tornou-se marceneiro

Projeto que começou como hobby de publicitário virou ofício
Arquivo -

Projeto que começou como hobby de publicitário virou ofício

Quando se pensa em um móvel diferente, colorido, com um estilo mais contemporâneo e moderno, logo se imagina o quão caro pode ser. E os móveis de designers famosos realmente possuem um preço muito elevado. Porém, em , um publicitário de 32 anos que começou por hobby mostra que ter um mobiliário estiloso, e com um toque muito retrô pode estar mais perto do que a gente imagina.

O marceneiro Flávio Yamazaki abriu a marcenaria – que mais parece um ateliê tamanha organização do espaço – especialmente para a reportagem do MidiaMAIS. Acompanhado da cadela akita Kimi, ele trabalha em buffets, bancos, penteadeiras, estantes e vários outros móveis, tudo com a própria assinatura, que, segundo o marceneiro, é o que ele mais gosta de fazer. Tudo começou há seis anos, quando ele se interessou pelo assunto sem intenção comercial.

“Eu sou formado em Publicidade e atuei pouco na área. Sempre gostava e assistia a programas de reforma de casas, sempre tive interesse no assunto”, relembra.

Ele relata que estava visitando uma feira de construção, decoração e reforma quando viu um estande da Escola Pau Brasil e decidiu conferir se haviam cursos de marcenaria disponíveis. Para quem não sabe, a Escola Pau Brasil é parte da ONG Girassolidário, e contribui na formação em marcenaria de centenas de jovens por ano. Sob a batuta do designer suíço Stephan Hoffman, é conhecida até mesmo fora do País por seu trabalho no design de móveis. A Escola costuma abrir alguns cursos anualmente para o público.  

Depois de perceber que era aquilo que ele desejava fazer para viver, largou um emprego em um concurso público temporário para se aventurar no mundo da marcenaria. “Após um ano abriu um curso e eu pude aprender. No começo fazia algumas coisas para família, amigos, como um hobby mesmo. Depois do curso trabalhei por um ano na Escola Pau Brasil”. Ampliando seu aprendizado, há cerca de 3 anos ele decidiu abrir a própria marca.. 

Estética minimalista

No começo, Flávio fazia móveis planejados sob encomenda, mas percebeu que queria seguir um estilo próprio e criar peças mais exclusivas e com uma assinatura mais sua. Hoje, ele possui um espaço onde exibe as peças e vende a pronta entrega, mas é possível que, se você for lá em duas ocasiões diferentes, outros móveis estejam em exposição. 

Os que mais chamam atenção são os buffets. Com pés de madeira bem com um estilo retrô, com linhas que lembram a estética dos anos 50 e 60 na decoração, muitos móveis ganham também formas mais contemporâneas e retas. “Tudo fui desenvolvendo observando, buscando referências, e as pessoas parecem gostar”, acredita o marceneiro. 

Na criação desses móveis, ele utiliza madeira pinus, MDF, compensado e madeira de peroba. Ele costuma fazer móveis sob encomenda, mas só se seguirem o estilo de suas criações. Tudo isso para manter sua assinatura sempre em voga.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
jonir

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Últimas Notícias

Política

‘Perda imensa’: políticos lamentam morte de artista Jonir Figueiredo

Natural de Corumbá, Jonir marcou a cultura de MS com obras que retrataram desde o orgulho do coração sul-mato-grossense à dor do solo pantaneiro

Esportes

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Brasileiro chega a parte final da qualificação pela segunda vez

Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h

Polícia

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

Vítima está na área vermelha Santa Casa desde a madrugada deste sábado (26)