Identificado o primeiro ‘objeto interestelar’ a se aproximar do sistema solar
Objeto pode ser um asteroide ou um cometa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Objeto pode ser um asteroide ou um cometa
A trajetória do objeto designado como A / 2017 U1 levou astrônomos a acreditem que ele seja originário de fora do nosso sistema solar, vindo de algum ponto da Via Láctea. De acordo com nota divulgada pela Nasa, o pequeno asteróide – ou talvez um cometa -, seria o primeiro “objeto interestelar” a ser observado e confirmado pelos astrônomos.
Descoberto no dia 19 de outubro durante um curso pelo pesquisador Rob Weryk, o A / 2017 U1 tem menos 400 metros de diâmetro e está se movendo extraordinariamente rápido. Telescópios em todo o mundo estão sendo apontados para o objeto para obter mais dados e descobrirem mais sobre sua origem e possível composição.
Assim que observou o objeto, Weryk imediatamente percebeu que era incomum. “Seu movimento não pode ser explicado usando uma órbita de asteroide ou cometas do sistema solar normal”, disse ele. A conclusão foi confirmada por Marco Marco Micheli de IfA, que usou suas próprias imagens de acompanhamento obtidas no telescópio da Agência Espacial Européia em Tenerife nas Ilhas Canárias. Com os dados combinados, tudo fazia sentido. “Este objeto veio de fora do nosso sistema solar”, completou Weryk.
A equipe do CNEOS traçou a trajetória atual do objeto e até analisou seu futuro. A / 2017 U1 veio da constelação Lyra, cruzando o espaço interestelar na velocidade de 25,5 quilômetros por segundo. O curso do asteroide não passou próximo dos oito principais planetas do sistema solar em seu mergulho em direção ao Sol.
Atraído pela gravidade do Sol, o objeto deu uma guinada pelo nosso sistema solar, passando sob a órbita da Terra em 14 de outubro a uma distância de cerca de 24 milhões de quilômetros – cerca de 60 vezes a distância da Lua. Ele já passou acima do plano dos planetas e, viajando a 44 quilômetros por segundo em relação ao Sol, o objeto dá adeus ao sistema solar e acelera em direção à constelação de Pegasus.
Notícias mais lidas agora
- Empresa responsável pelo transporte de Duke alega que tutora não mencionou uso de calmante
- À espera de acordo para entregar corrupção no Detran-MS, despachante pede suspeição em processo
- Motociclista fura semáforo, bate em carro na Afonso Pena e é arremessado a 6 metros
- Dono do carro que explodiu na Praça dos Três Poderes é identificado
Últimas Notícias
Ação por atuação de Alexandre Magno que foi alvo de denúncia no CNMP vai para o STJ
Ex-chefe do MPMS prestou serviço de ‘treinamento’ em banca de concurso suspeito
Com exemplos críticos, comerciantes da Calógeras temem corredor de ônibus
Comerciantes conseguiram 400 assinaturas em abaixo-assinado, mas obra não será suspensa
Impulsionado pela soja, Mato Grosso do Sul expande produção agropecuária no 1° semestre de 2024
Em MS, os dados revelam que a produção de soja teve um crescimento considerável, passando de 1.123.094 para 3.844.659 toneladas
Após explosão em frente ao STF, Vander Loubet diz que atos extremistas precisam ‘ter consequências’
O congressista lamentou o ocorrido e disse que democracia do país precisa ser preservada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.