Confira a coluna Casa & Design
Só que a técnica, que tem pegada urbana e moderna, ultrapassou a fronteira dos muros e conquistou espaço dentro das casas, e não só nas paredes: móveis, camisas, portas – todo espaço que precisar de cor, movimento e atitude terá no estêncil uma possibilidade de aparecer aos olhos. Por isso que a técnica é uma tendência cada vez mais utilizada na decoração. E o melhor, é facílima de fazer.
Com que padrão eu vou?
Via de regra, é preciso escolher o padrão. Seja ‘Star Wars’ ou um arabesco comum, é preciso produzir o desenho, com bastante atenção para reproduzir as emendas de uma forma a outra, ou baixar algum da internet. Na sequência, imprimir no tamanho desejado e recortar a imagem no que pode ser uma folha de papelão, papel-cartão com boa pesagem (dos mais grossos) ou, de preferência, uma radiografia (que pode ser descolorida se imersa em solução de água sanitária e água). Um estilete e tesoura são bons companheiros. Clique aqui e confira um vídeo que ensina o passo a passo!
.
Onde usar?
As possibilidades de uso do stêncial são praticamente infinitas: detalhes em portas, em placas de madeira e até mesmo em paredes. Para terem mais durabilidade, os padrões precisam ser limpos antes de serem guardadas (por isso as chapas de raio x são mais bacanas, pois a limpeza é mais fácil e não costumam sofrer com umidade.
.
Cuidados necessários
A utilização de tinta spray faz sentido para grafiteiros, já que algumas vezes utilizar estêncial em muros requer autorização que nem sempre é obtida. Daí o porquê de se ter tinta ‘instantânea’. Em casa, o acabamento fica melhor utilizando rolinhos, fita crepe (para garantir a adesão da chapa na superfície) e paciência. Quer uma dica? Treine bastante antes de partir para a parede da sua sala. Afinal, a pressa é inimiga da perfeição.
.
Inspiração
É muito importante ter um bom guia de referências antes de iniciar seu projeto. Se você aderiu ao estilo ‘Do it yourself’ (‘Faça você mesma’), sites como Pinterest e o próprio Youtube costumam mostrar o passo a passo, os erros mais comuns e as dicas para que seu projeto seja bem sucedido.