Pular para o conteúdo
Sem Categoria Variedades

Contágio do bocejo está ligado intimamente à empatia, diz estudo

Bocejar pode revelar mais sobre a personalidade do que sobre o grau de cansaço ou tédio
Arquivo -

Bocejar pode revelar mais sobre a personalidade do que sobre o grau de cansaço ou tédio

O bocejo ainda é um mistério na sociedade científica, e o fato de ser contagioso é o que mais intriga os especialistas. Um estudo realizado pela Universidade de Pisa e da Unidade de Primatologia Cognitiva da ISTC-CNR, na Itália, aponta que o grau de contágio do bocejo está intimamente ligado à empatia, ou seja, a capacidade de reconhecer e compartilhar as emoções que a outra pessoa sente.

Os pesquisadores observaram 109 voluntários selecionados aleatoriamente na Europa, na África e nos Estados Unidos, ao longo de um ano.

A proximidade entre as pessoas (amigos, parentes ou desconhecidos) pode influenciar a rapidez e a frequência do contágio dos bocejos. Na pesquisa, o contágio foi maior entre parentes que entre amigos. No caso dos amigos, o bocejo se “propaga” mais que entre conhecidos e, seguindo o mesmo padrão, entre os conhecidos o contágio é maior que entre os desconhecidos.

Indivíduos com determinado grau de parentesco demonstraram uma taxa maior de contágio de bocejos tanto em ocorrência quanto em frequência.

O estudo destaca o fato dos bebês, por exemplo, não bocejarem por verem outros fazendo e explica que o bocejo só começa a ser contagiante a partir de quatro ou cinco anos, quase ao mesmo tempo que a empatia. O mesmo acontece com as pessoas com autismo, condição associada a níveis mais baixos de empatia, também são menos propensos a serem contagiados.

O estudo ainda destaca que o ato de bocejar ser contagioso não quer dizer que seja uma doença. O estudo apenas reafirma a ligação direta com a empatia, normalmente entre pessoas que compartilham algum vínculo emocional.

Mas por que bocejamos?

Um mal entendido comum sobre bocejar é a ideia de que fazemos isso quando precisamos de mais ar. Mas de acordo com uma pesquisa da Universidade de Albany, o bocejo acontece como uma espécie de sistema refrigerado para o cérebro, que tem a ter a temperatura maior quando estamos cansados.

A ação de bocejar vai trazer mais ar pelos ouvidos e boca, esfriando assim a temperatura do sangue facial e baixando também a temperatura cerebral, segundo a pesquisa.

Estudos também mostram que bocejar regula a pressão sanguínea, estica os músculos faciais e aumenta o foco. E quando espreguiçamos ao mesmo tempo, alongamos todos os músculos e os deixamos prontos para serem usados a qualquer momento.

No mundo animal, o ato de bocejar segue padrões parecidos com o de humanos, embora cada espécie faça por objetivos diferentes. Um rebanho de presas, por exemplo, boceja junto para ficar alerta junto. Quando o primeiro animal bocejar, fará com que os outros animais fiquem alertas. Já os pinguins, bocejam para encontrar parceiros.

Para humanos, a duração média de um bocejo é de cerca de 6 segundos e o contágio não necessariamente acontece com contato visual. Os pesquisadores indicam que apenas ouvir, ler, ou mesmo pensar sobre, pode desencadear a ação.  Então é provável que durante a leitura dessa matéria, um bocejo tenha sido inevitável.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF