Será o fim dos boatos online? Facebook alertará usuários sobre notícias falsas
Rede social anunciou parceria
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Rede social anunciou parceria
A era das notícias “caça-clique”, que objetivam apenas captar o clique do usuário, ou seu acesso, a partir de um link com falsa notícia ou falso direcionamento no Facebook, parece estar chegando num declínio. O Facebook anunciou nesta quinta-feira (15) que, em parceria com a International Fact Checking Network – rede de checadores da qual a Agência Lupa faz parte -, iniciou um projeto que visa a identificar notícias falsas postadas na rede social.
O projeto experimental será realizado primeiro nos Estados Unidos e consiste na possibilidade de checadores profissionais classificarem informações que circulam nas timelines como sendo inverídicas. Em seguida, os fact-checkers deverão postar no mesmo local um link contendo a correção e a informação verdadeira sobre aquele determinado assunto.
O criador da rede social, Mark Zuckerberg, se pronunciou sobre a mudança em seu perfil oficial. “Queremos que a partir de agora vocês tenham mais informações sobre o que essas organizações especializadas em fact cheking (verificação de fatos) pensam que é rigoroso. Assim, ninguém mais poderá colocar um anúncio em uma história que está sendo contestada nem poderá promovê-la em nossa plataforma”, disse. “Quando muita gente nos informar que uma história é um boato, vamos enviá-la para organizações externas especializadas em verificar os fatos para que a estudem. Se estiverem de acordo que a história é falsa, vocês verão uma bandeira ao lado da história indicando que foi colocada sob suspeita”.
“É um caminho natural para uma rede social com tanta aderência e que tem tido um espaço tão grande em nossas vidas”, opina o analista de sistemas Geraldo Souza Farias, de Campo Grande. “Esse recurso poderá ajudar as pessoas a terem mais discernimento, já que a maioria delas confia em links, compartilha sem ler. E tem pessoas que não sabem os links exatamente e compartilham achando que é de um determinado site, e na verdade não é. Acredito que o recurso pode ser bem positivo”, acredita.
As postagens que tiverem sido classificadas como falsas pelos checadores poderão continuar sendo compartilhadas. Não haverá qualquer impedimento ou censura. No entanto, aqueles que o fizerem receberão um alerta, informando claramente que a veracidade do dado em questão foi posta em xeque por especialistas.
Notícias mais lidas agora
- Banco de dados com 201 DNAs de familiares em MS ajuda a colocar fim na busca por desaparecidos
- Deam investiga 7 registros de vítimas de motociclistas assediadores em Campo Grande
- Polícia flagra marido espancando mulher com barra de ferro dentro de banheiro em MS
- ‘Mãe, Jhonathan se matou’: Tiro atingiu testa de vítima e rapaz tentou mentir sobre crime
Últimas Notícias
Governo Federal pode retomar execução de emendas parlamentares após decisão do STF
Deputados federais de MS participaram da votação do projeto que originou legislação
Bêbado, motorista preso por causar acidente na Vila Bandeirante é solto sem pagamento de fiança
O homem passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (2)
CNJ arquiva processo disciplinar contra desembargadores do TJMS investigados pela PF
Desembargadores estão afastados do cargo após operação que investiga venda de sentenças ser deflagrada pela PF
VÍDEO: Chuva intensa deixa Maracaju alagada e ruas ‘viram rio’ em poucas horas
Nesta segunda-feira foram registrados 27,6 milímetros e ainda há previsão de chuva na região
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.