Ratos infectados por zika nascem com problemas no cérebro
Pesquisa foi feita por cientistas da USP e Universidade da Califórnia
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pesquisa foi feita por cientistas da USP e Universidade da Califórnia
Um novo estudo realizado por pesquisadores do ICB (Instituto de Ciências Biológicas) da USP mostra, pela primeira vez, que a linhagem do vírus zika existente no Brasil atravessa a placenta da mãe, atingindo assim o cérebro dos fetos, provocando problemas como microcefalia. O experimento foi feito com camundongos.
De acordo com o jornal mineiro O Tempo, o grupo de cientistas que realizou a pesquisa é ligado à Rede Zika, uma força-tarefa criada em São Paulo para combater a epidemia do vírus. Eles também utilizaram mini-cérebros desenvolvidos em laboratório com células-tronco, para mostrar como o vírus afeta o cérebro dos fetos.
Os cientistas utilizaram amostras do vírus que foram obtidas em pesquisas na Paraíba. Elas foram isoladas e introduzidas em fêmeas de duas espécies diferentes de camundongos. Após o nascimento dos filhotes infectados, os pesquisadores notaram que os animais recém-nascidos apresentavam o vírus em vários tecidos do corpo, além de crescerem mais lentamente, em relação a filhotes não infectados.
Zika mais agressivo
Além disso, os pesquisadores também chegaram à conclusão de que a variação brasileira do vírus zika é provavelmente mais agressiva do que a linhagem africana, a primeira a ser identificada e que inicialmente infectava espécies de macacos. As pesquisas foram coordenadas por Jean Pierre Peron e Patrícia Beltrão Braga, ambos do ICB-USP, em parceria com Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Foragido da Justiça acaba preso após ser agredido a tijoladas por vizinho em Campo Grande
Homem foi agredido após desafiar o vizinho que havia lhe ameaçado na madrugada desta segunda-feira (6)
Adolescente, de 13 anos, morre afogado durante banho em lago de Sidrolândia
Outras duas adolescentes foram salvas por um morador da região
VÍDEO: Único sobrevivente dos incêndios no Pantanal Sul, ‘Luizinho’ será devolvido à natureza
Durante o fogo, sete tamanduás foram resgatados e apenas este, que teve as quatro patas e mais de 30% do corpo queimados, sobreviveu
A estreita relação entre casas de apostas e futebol: Como é no Brasil?
Desde a época em que o jogo do bicho era a única maneira que brasileiros tinham de apostar em jogos de azar
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.