Pular para o conteúdo
Sem Categoria Variedades

Não é brincadeira: hoje é Dia da Anta, o maior mamífero terrestre do Pantanal

Data atenta para conservação dos animais
Arquivo -

Data atenta para conservação dos animais

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Mundial da Anta. Na onda da brincadeira, já chamou seu amigo meio distraído de “anta” hoje? Se ainda não, pense duas vezes antes de chamá-lo assim: a ciência humana mostra que a anta é um animal extremamente inteligente. “A anta é um animal que tem uma memória muito boa, ela se lembra onde estão as árvores frutíferas, consegue escapar de ataques de onça, consegue traçar caminhos. Ela não é um animal ‘bobo'”, explica o ecólogo que trabalha com mamíferos, Maurício Silveira. 

Hoje existem ao todo cinco espécies de antas ao redor do mundo, e elas vivem em vários biomas, sendo que o Pantanal é um deles. “A importância da anta nos ecossistemas é muito grande. Ela é o dispersor de sementes, come frutos de um número muito grande de espécies, carrega em seu aparelho digestivo e dispersa. Ela é uma plantadora de árvores. Como é um mamífero muito grande, consegue engolir e dispersar sementes grandes que outros animais não conseguem”, enfatiza o ecólogo. 

A anta é um animal que precisa ser conservado / Foto: Embrapa/Divulgação

 

A data comemorada hoje existe para conservar as espécies que estão sob constante ameaça. Segundo informações da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), a anta-da-montanha (Andes), a anta-centro-americana (América Central) e a anta-malaia (Indonésia) estão ameaçadas de extinção. No Pantanal, a anta-sul-americana (também conhecida como anta-brasileira) é considera vulnerável e passível de ameaça em razão de desmatamentos, caça ilegal e muitos outros problemas. “A anta precisa de uma área de vida muito grande, e quando você encontra uma anta ali é sinal de que aquela área ambiental vai muito bem. Ela também é presa da onça pintada, por exemplo, que está em extinção. É um animal muito importante para o ecossistema”, explica Maurício. Sem elas, a ameaça às árvores frutíferas do Cerrado cresce consideravelmente. 

Nacionalmente existe a INCAB (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira), coordenada pela pesquisadora Patrícia Médici, que lançou a campanha “Minha Amiga é uma Anta”, desenvolvida para o público infanto-juvenil (veja o vídeo da campanha no final do post). Ela tem como objetivo despertar o orgulho pela existência da espécie no e acabar com a ideia de que a anta é um animal pouco inteligente. Sua ação também quer evitar que as antas acabem desaparecendo do nosso rerritório. “A cultura brasileira de usar anta como xingamento, com conotação pejorativa, é completamente injusta e absolutamente infundada. Ser chamado de anta é um elogio!”, defende Patrícia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grêmio se garante nos playoffs e Vasco se complica na Copa Sul-Americana

Preso assaltante que espancou e roubou idoso em Três Lagoas

Fortaleza só empata com o Bucaramanga e adia classificação na Libertadores

Pane deixou sistemas do Governo do Estado indisponíveis nesta terça

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

PGR pede ao STF que condene os irmãos Brazão pelo assassinato de Marielle

Últimas Notícias

Brasil

Lula confirma presença em velório de Pepe Mujica

Ainda na China, onde cumpre visita oficial, o presidente concedeu uma entrevista coletiva

Trânsito

Motorista fica ferido em tombamento de carregada com gado na MS-436

O motorista foi socorrido com ferimentos graves ao hospital

Brasil

País passa a contar com selos de rastreabilidade de plásticos

Os selos se baseiam na plataforma Recircula Brasil

Polícia

Motorista por aplicativo que expôs adolescente na internet é condenado a pagar indenização

Motorista publicou nas redes sociais a imagem da adolescente