Não deu para ver em novembro? Próxima quarta terá a última Superlua do ano

2016 foi ‘presenteado’ com 3 Superluas  

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

2016 foi ‘presenteado’ com 3 Superluas

 

Se você perdeu as duas Superluas que já foram vistas no céu deste ano, se prepare. Na próxima quarta-feira (14), o fenômeno volta a ocorrer e poderá ser visto a olho nu, se as nuvens e a chuva não atrapalharem. 

A Superlua acontece quando o satélite natural atinge o perigeu [ponto mais próximo da Terra]. O fenômeno terá início por volta das 21h (horário de MS), da terça-feira (14) e vai atingir o ápice na madrugada da quarta, momento em que a Lua vai estar completamente cheia.

O fenômeno ocorre, pois, a Lua gira ao redor de uma órbita elíptica, e se a Lua Cheia coincide com o ponto do trajeto onde está mais próximo da Terra, ela pode parecer maior. Segundo a Nasa, o termo Superlua é um conceito de astrologia moderna. A Superlua pode ser 14% maior e 30% mais brilhante do que um apogeu Lua Cheia.

“Originalmente um termo da astrologia moderna para uma Lua Nova ou Cheia que ocorre quando a lua está dentro de 90% da sua aproximação mais próxima à Terra em uma dada órbita”, diz a agência espacial norte americana.

A Lua do dia 13 vai encerrar o ciclo das Superluas deste ano. O fenômenos já ocorreram em 16 de outubro e 14 de novembro. Em Novembro, foi a maior Superlua do século.

A última vez que o fenômeno havia ocorrido foi em 1948, ou seja, ainda no século 20. A Lua cheia não chegará tão perto da Terra novamente até 25 de novembro de 2034.

Conteúdos relacionados