Pular para o conteúdo
Sem Categoria Variedades

Esqueça os computadores, celular já é principal meio de acesso a Internet em MS

Aparelho está na vice-liderança em meio de comunicação 
Arquivo -

Aparelho está na vice-liderança em meio de comunicação 

 

O telefone celular está cada dia mais presente no cotidiano das pessoas. O aparelho já é o principal meio de acesso a internet nos lares sul-mato-grossenses, segundo PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2014 divulgada nesta quarta-feira (06) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O número de domicílios com acesso a rede de computadores no Estado é de 437 mil, enquanto de microcomputador o acesso à Internet é de 351 mil. Na prática, o aparelho celular é utilizado para acessar a Internet em 86,9% dos domicílios. Esqueça os computadores, celular já é principal meio de acesso a Internet em MS“Não tenho mais computador, me resolvo muito bem com o celular, faço pesquisas, uso as mídias sócias, e outras coisas. Só quando preciso imprimir alguma coisa que eu acesso o computador, isso porque ainda não dá para imprimir no celular, porque se desse, seria ali mesmo”, diz a operadora de caixa, Cintia Thays Benites, de 20 anos.

Mesma opinião tem a estudante Tarine de Arruda, de 21 anos. “Uso computador somente para fazer trabalho de faculdade, quando precisa usar Word ou outro programa similar, o resto resolvo tudo no celular”.

O computador é o principal meio de acesso em 69,8% dos domicílios. O tablet representa 86 mil domicílios, o que equivale a 17,2% dos acessos. “Minhas filhas usam o computador para baixar músicas, eu não uso mais, faço tudo no celular, é mais prático né? Fora, que de qualquer lugar que eu estou eu consigo acesso a internet”, ressalta a costureira, Vanussa Geronimo, 45.

Em Mato Grosso do Sul, 70,4% das casas tem banda larga fixa e 64% banda larga móvel. “Só uso o computador a noite, quando chego do trabalho, e também no máximo 15 minutos. Agora o celular é o dia todo no 3G”, cita a operadora de produção, Regiane Grubert, de 39 anos.

Luiz Alberto

 

A pesquisa ainda apontou que 85,2% dos sul-mato-grossenses tinha celular em 2014, em 2013 era 83,5% e em 2005 apenas 48,7%. Para a acupunturista Juliana Braga, de 31 anos, a explicação está na praticidade. “Só preciso do computador porque trabalho nele, e a tela ali é maior, se não fosse isso nem teria mais computador”, afirma.

Outro dado importante da PNAD 2014 é que o celular está quase ultrapassando a televisão quanto ao principal meio de comunicação nas casas de MS. É que o aparelho está presente em 96,2%, e a televisão em 96,7%. O rádio está em 66,6% dos lares, 48,4% dos sul-mato-grossenses tem computador e apenas 29,7% das casas tem telefone fixo.

Quanto ao tipo de acesso a televisão, 34,4% das pessoas tem televisão aberta, 27,9% tem televisão por assinatura e 47,4% antena parabólica. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo

Polícia

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Foi morto em um confronto com policiais do Choque da Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (18)

Trânsito

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena