Consenso, tão buscado nos últimos dias, se deu após muita conversa e disputas internas.

O governador do Estado, (PSDB), que participou na manhã deste domingo (1º) da solenidade de posse dos deputados estaduais e da da Assembleia Legislativa, citou, após a cerimônia, o empenho de todos para consolidar uma chapa de consenso, que envolvesse a participação de todas as bancadas, além de estabelecimento de respeito mútuo entre Executivo e Legislativo. “A responsabilidade é de todos”, afirmou.

O consenso, tão buscado nos últimos dias, para a escolha e por fim a posse da mesa diretora se deu após muita conversa e disputas internas. Os deputados Mara Caseiro (PTdoB) e Lídio Lopes (PEN), brigaram pela 3ª vice-presidência, já os petistas Cabo Almi e Amarildo Cruz, disputaram a 2ª secretaria da Assembleia.

Mara Caseiro chegou até a lançar o nome para presidência, mas não conseguiu convencer nem o colega de partido, Márcio Fernandes, a votar nela. No final acabou ficando sem função na Mesa, apesar do partido ter dois deputados.

No PT a confusão foi grande porque João Grandão votou em Amarildo Cruz e Pedro Kemp no deputado Cabo Almi.

No fim a composição da mesa diretora ficou da seguinte forma: Mochi se confirmou na presidência, enquanto Onevan de Matos (PSDB) passa a ocupar a vice-presidência; Zé Teixeira (DEM) na primeira-secretaria; Grazielle Machado (PR), como segundo vice-presidente, e Felipe Orro (PDT) como terceiro-secretário. Na segunda-secretaria Cabo Almi (PT) e Mara Caseiro (PTdoB) se confirma na terceira vice-presidência.

Eleita e consolidada a nova composição da Mesa Diretora, a disputa, agora, é nomear a composição das 15 comissões permanentes da Casa de Leis, o que deve ocorrer nas próximas sessões.

Com seis deputados, o PMDB tem direito a duas das cinco vagas na comissão. Outras duas ficam com PT e PSDB, que têm a segunda maior bancada. A quinta vaga será por meio de indicação dos demais partidos, que elegeram menos de quatro deputados.