Na nota fiscal constava carga de tábuas, quando na verdade eram transportadas vigas

A PMA (Polícia Militar Ambiental) apreendeu 37,64 m³ de madeira serrada transportada ilegalmente após a PRF (Polícia Rodoviária Federal) abordar a carreta com a carga nesta terça-feira (23).

A madeira, que vinha da região norte, com destino ao Paraná, era transportada constando na autorização ambiental (Documento de Origem Florestal-DOF) e na nota fiscal carga de tábuas, quando na verdade eram transportadas vigas.

Normalmente, isso é realizado para “esquentar” dos pátios. Devido ao transporte ilegal transportado anteriormente, os madeireiros não possuem créditos no sistema online do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

A carreta e a madeira foram apreendidas e encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Crimes Ambientais de Campo Grande. O responsável pela madeira, morador em Campo Largo (PR) foi autuado administrativamente e multado em R$ 11,4 mil. Ele também vai responder por crime ambiental e poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção.