IV Simpósio Estadual de Educação Patrimonial segue com inscrições abertas
As inscrições do IV Simpósio Estadual de Educação Patrimonial – Diálogo entre cultura e educação, que no dia 29 de agosto (sexta-feira), já estão abertas. O evento é uma boa oportunidade de ampliar as reflexões sobre a nossa multiculturalidade, Tema do Simpósio deste ano, o diálogo entre cultura e educação favorece e capilariza práticas e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As inscrições do IV Simpósio Estadual de Educação Patrimonial – Diálogo entre cultura e educação, que no dia 29 de agosto (sexta-feira), já estão abertas. O evento é uma boa oportunidade de ampliar as reflexões sobre a nossa multiculturalidade,
Tema do Simpósio deste ano, o diálogo entre cultura e educação favorece e capilariza práticas e integra novos conhecimentos afetos ao desenvolvimento das ações de educação patrimonial em nosso Estado, reunindo propostas e de educadores, arte-educadores, acadêmicos de história, arquitetura e turismo, entre tantos outros profissionais de diferentes segmentos.
A abertura acontece às 8h30 com a apresentação cultural de Syrlene Maria, cantora de música popular e religiosa e em seguida acontece a primeira palestra do dia. Salma Saddi Waress de Paiva, superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Goiás apresenta um recorte do Projeto de Educação Patrimonial desenvolvido no estado.
Na sequência Norma Aparecida Dáris Ribeiro, superintendente do Iphan de nosso Estado, irá proferir a palestra “As ações do Iphan quanto à educação patrimonial”. Encerrando as atividades matutinas acontece a palestra “Identificação e Catalogação de Acervos Fotográficos de Escolas”, apresentada por Alexandre do Prado Sogabe, Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e gestor de Artes e Cultura do Museu da Imagem e do Som.
No turno vespertino as atividades recomeçam com a palestra “As festas Culturais e Religiosas de Mato Grosso do Sul”, ministrada pela presidente da Fundação de Turismo de Corumbá, Helènemarie Dias Fernandes, turismóloga e mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco. Após o intervalo a arquiteta Profa. Me. Maria Margareth Escolar Ribas Lima, doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Uniderp / Anhanguera apresenta sua pesquisa de mestrado: “Os ciclos econômicos e a produção arquitetônica em Porto Murtinho”.
Educação Patrimonial – O Simpósio Estadual de Educação Patrimonial é somente uma dentre várias ações desenvolvidas pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul cujo objetivo é apresentar os traços multiculturais do Estado e conscientizar sobre a preservação do patrimônio, seja material ou imaterial.
A educação patrimonial consiste num processo permanente e sistemático de proteção ao nosso patrimônio estadual. As ações educativas fazem parte de um amplo projeto permanente e sistemático da Fundação de Cultura desenvolvido em parceria com o Iphan/MS desde 2009.
“Acredito ser a comunidade a melhor guardiã de seu patrimônio, portanto esse evento anual destaca o investimento permanente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para com a preservação do patrimônio cultura local, ação essencial para o fortalecimento do sentimento de pertença local e da cidadania”, explica Américo Calheiros, presidente da FCMS.
Serviço
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail [email protected] O material será distribuído gratuitamente e o simpósio aberto a todos os interessados na área de patrimônio: acadêmicos, professores e pesquisadores. As vagas são limitadas.
O Museu da Imagem e do Som fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro. Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural pelo telefone 3316-9164.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.