Visando a intensificação da vacinação de prevenção à hepatite B para pessoas com até 49 anos e ainda a testagem para diagnóstico das hepatites B e C, à população de Campo Grande, que será realizada na próxima segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande, através do Programa Municipal de DST/HIV/Aids, capacitou na tarde desta quinta-feira (24), enfermeiros para realizarem os testes rápido na população. A capacitação aconteceu no Auditório da Unidade de Pronto Atendimento Coronel Antonino.

A ação do dia 28 de julho é alusiva ao Dia Mundial das Hepatites Virais. As unidades que estarão intensificando as ações são Unidades de Pronto Atendimento Coronel Antonino, Universitário e Vila Almeida, Centros Regional de Saúde Guanandy, Aero Rancho, Tiradentes e Moreninha e Centro de Doenças Infecto-parasitárias (Cedip), das 07h às 11h e das 13h às 17h, e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) atendendo em período integral (inclusive na hora do almoço).

Para a enfermeira Natalie Silveira Sierra, que atua na Unidade Básica de Saúde da Família Paulo Coelho Neto e estará em uma das unidades onde acontecerá a ação, a realização dos testes é fundamental. “A ação é muito importante para sensibilizar a população que tem a oportunidade de fazer os testes, pois na maioria das vezes as pessoas não conhecem e acabam não dando a devida importância até mesmo da prevenção”, ressaltou. Ela lembra que na maioria dos casos as hepatites são silenciosas e não apresentam sintomas, além de serem doenças também de fácil transmissão.

De acordo com a gerente técnica do Programa de DST/HIV/Aids, enfermeira Larissa Plenamente Ramos, é uma data importante para que a população fique atenta ao problema das hepatites. “A detecção da doença é um alerta rápido e a pessoa já sai com todas as informações para demais testes de diagnóstico e tratamento. Muitas pessoas ainda não ligam as hepatites B e C às doenças sexualmente transmissíveis”, destacou. A enfermeira afirma ainda a importância de capacitar os profissionais para que eles possam disponibilizar os exames à população e principalmente à comunidade que pode realizar os testes de forma totalmente gratuita.