Enfermeiros recebem capacitação para o Dia das Hepatites
Visando a intensificação da vacinação de prevenção à hepatite B para pessoas com até 49 anos e ainda a testagem para diagnóstico das hepatites B e C, à população de Campo Grande, que será realizada na próxima segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande, através do Programa Municipal de DST/HIV/Aids, capacitou […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Visando a intensificação da vacinação de prevenção à hepatite B para pessoas com até 49 anos e ainda a testagem para diagnóstico das hepatites B e C, à população de Campo Grande, que será realizada na próxima segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande, através do Programa Municipal de DST/HIV/Aids, capacitou na tarde desta quinta-feira (24), enfermeiros para realizarem os testes rápido na população. A capacitação aconteceu no Auditório da Unidade de Pronto Atendimento Coronel Antonino.
A ação do dia 28 de julho é alusiva ao Dia Mundial das Hepatites Virais. As unidades que estarão intensificando as ações são Unidades de Pronto Atendimento Coronel Antonino, Universitário e Vila Almeida, Centros Regional de Saúde Guanandy, Aero Rancho, Tiradentes e Moreninha e Centro de Doenças Infecto-parasitárias (Cedip), das 07h às 11h e das 13h às 17h, e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) atendendo em período integral (inclusive na hora do almoço).
Para a enfermeira Natalie Silveira Sierra, que atua na Unidade Básica de Saúde da Família Paulo Coelho Neto e estará em uma das unidades onde acontecerá a ação, a realização dos testes é fundamental. “A ação é muito importante para sensibilizar a população que tem a oportunidade de fazer os testes, pois na maioria das vezes as pessoas não conhecem e acabam não dando a devida importância até mesmo da prevenção”, ressaltou. Ela lembra que na maioria dos casos as hepatites são silenciosas e não apresentam sintomas, além de serem doenças também de fácil transmissão.
De acordo com a gerente técnica do Programa de DST/HIV/Aids, enfermeira Larissa Plenamente Ramos, é uma data importante para que a população fique atenta ao problema das hepatites. “A detecção da doença é um alerta rápido e a pessoa já sai com todas as informações para demais testes de diagnóstico e tratamento. Muitas pessoas ainda não ligam as hepatites B e C às doenças sexualmente transmissíveis”, destacou. A enfermeira afirma ainda a importância de capacitar os profissionais para que eles possam disponibilizar os exames à população e principalmente à comunidade que pode realizar os testes de forma totalmente gratuita.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.