Número de greves em 2012 é o mais alto desde 1996
O número de greves registradas no ano passado entre trabalhadores privados e do setor público cresceu 57,5% em relação a 2011 ao somar 873. O avanço confirma, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), uma tendência de elevação observada a partir de 2008. O total de greves em 2012 foi […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O número de greves registradas no ano passado entre trabalhadores privados e do setor público cresceu 57,5% em relação a 2011 ao somar 873. O avanço confirma, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), uma tendência de elevação observada a partir de 2008. O total de greves em 2012 foi o mais alto desde 1996, quando foram registradas 1.228 paralisações.
O acompanhamento anual feito pelo Dieese mostra que os trabalhadores da iniciativa privada foram responsáveis pelo maior número de greves (461). A indústria liderou ao paralisar a linha de produção por 330 vezes. De acordo com o departamento, foram 15 mil horas paradas.
Entre as empresas públicas estatais, o segmento de serviços foi onde mais ocorreram greves e entre os funcionários públicos, os servidores municipais lideraram as paralisações.
Mais de 80 mil horas paradas
Apesar de ter sido responsável por um número menor de paralisações, o contingente de trabalhadores da esfera pública permaneceu por mais tempo parado. Foram 65,4 mil horas ante 21,2 mil do setor privado.
A maior parte das greves (60%), segundo o Dieese, não ultrapassou cinco dias e 30% delas foram encerradas no mesmo dia. Entre as 101 greves que duraram mais de 30 dias, 87 delas foram registradas no funcionalismo público.
Entre as motivações verificadas pelo Dieese, 67% das greves tiveram caráter defensivo — realizadas para assegurar condições de trabalho vigente ou mínimas, saúde e segurança — enquanto que 64% delas foram propositivas — que sugerem novas conquistas ou ampliação das já existentes. O percentual ultrapassa o total de greves porque uma mesma paralisação pode ter diferentes motivações.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.