Pular para o conteúdo
Sem Categoria

Número de greves em 2012 é o mais alto desde 1996

O número de greves registradas no ano passado entre trabalhadores privados e do setor público cresceu 57,5% em relação a 2011 ao somar 873. O avanço confirma, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), uma tendência de elevação observada a partir de 2008. O total de greves em 2012 foi […]
Arquivo - Publicado em
Compartilhar

O número de greves registradas no ano passado entre trabalhadores privados e do setor público cresceu 57,5% em relação a 2011 ao somar 873. O avanço confirma, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), uma tendência de elevação observada a partir de 2008. O total de greves em 2012 foi o mais alto desde 1996, quando foram registradas 1.228 paralisações.

O acompanhamento anual feito pelo Dieese mostra que os trabalhadores da iniciativa privada foram responsáveis pelo maior número de greves (461). A indústria liderou ao paralisar a linha de produção por 330 vezes. De acordo com o departamento, foram 15 mil horas paradas.

Entre as empresas públicas estatais, o segmento de serviços foi onde mais ocorreram greves e entre os funcionários públicos, os servidores municipais lideraram as paralisações.

Mais de 80 mil horas paradas

Apesar de ter sido responsável por um número menor de paralisações, o contingente de trabalhadores da esfera pública permaneceu por mais tempo parado. Foram 65,4 mil horas ante 21,2 mil do setor privado.

A maior parte das greves (60%), segundo o Dieese, não ultrapassou cinco dias e 30% delas foram encerradas no mesmo dia. Entre as 101 greves que duraram mais de 30 dias, 87 delas foram registradas no funcionalismo público.

Entre as motivações verificadas pelo Dieese, 67% das greves tiveram caráter defensivo — realizadas para assegurar condições de trabalho vigente ou mínimas, saúde e segurança — enquanto que 64% delas foram propositivas — que sugerem novas conquistas ou ampliação das já existentes. O percentual ultrapassa o total de greves porque uma mesma paralisação pode ter diferentes motivações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)