As primeiras bases móveis comunitárias para o interior do Estado será entregue nesta próxima terça-feira (27), por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A solenidade será às 9 horas no pátio da Governadoria.

A entrega das viaturas para a Polícia Militar são destinadas para a prática do policiamento comunitário nos municípios de Aquidauana e Três Lagoas. Para as duas cidades serão entregues uma base móvel e duas motocicletas 250 cilindradas, acompanhas de capacete.

Os recursos são oriundos do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com contrapartida do governo do Estado. O objetivo é dinamizar e intensificar as ações de policiamento comunitário.

O projeto para aquisição dos veículos foi elaborado pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária da Sejusp. Policiamento Comunitário As Bases Comunitárias Móveis permitem uma melhoria significativa na prestação dos serviços de Segurança Pública propiciando interação entre a Polícia e a comunidade local atendida.

As bases foram implantadas neste ano, na cidade de Campo Grande, que recebeu três veículos, entregues para os 1°, 9° e 10° Batalhões da Polícia Militar. São viaturas do modelo furgão, equipadas com mesas, cadeiras, ar condicionado, notebook, data show, iluminação, toldo de proteção entre outros equipamentos essenciais ao trabalho do policial militar como rádios de comunicação portátil.

Estas bases recebem pessoas que necessitam dos serviços da Polícia Militar, mas principalmente atuam em conjunto com os conselhos comunitários de segurança espalhados por Campo Grande. As unidades móveis também atuam em pontos estratégicos, através do planejamento da PM, em eventos como feiras e shows ou mesmo com a solicitação dos próprios conselhos comunitários de segurança. As motocicletas que serão entregues são para a “Patrulha Comunitária” que visam dinamizar e intensificar as ações de Polícia Comunitária.