Pular para o conteúdo
Sem Categoria

Com muitas denúncias e pouca investigação, Advogados divulgam nota contra corrupção

O aumento no número de casos envolvendo suspeita de corrupção no poder público brasileiro já mobiliza diversos segmentos da sociedade civil organizada. O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Fernando Fragoso, distribui nesta segunda-feira (29) uma nota de “repulsa à corrupção que se verifica nos diversos segmentos da administração pública e objeto de noticiário diá...
Arquivo -

O aumento no número de casos envolvendo suspeita de corrupção no poder público brasileiro já mobiliza diversos segmentos da sociedade civil organizada. O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Fernando Fragoso, distribui nesta segunda-feira (29) uma nota de “repulsa à corrupção que se verifica nos diversos segmentos da administração pública e objeto de noticiário diário nos meios de comunicação”.

Além dos casos nacionais, que já derrubaram ministros de Estado e provocam verdadeira reacomodação de  forças políticas em , os episódios regionais também são apontados pela entidade como “elemento estranho ao Estado Democrático de Direito” que precisa ser eliminado.

Mato Grosso do Sul

Durante o período eleitoral do ano passado, Mato Grosso do Sul assistiu ao maior escândalo político da história sul-mato-grossense. O então deputado estadual Ary Rigo, sem saber que era gravado durante filmagens autorizadas pela justiça para a Operação Uragano, da Polícia Federal, entregou um suposto esquema de propinas que envolveria, segundo ele, os três poderes em MS.

Apesar da gravidade das denúncias, que chegou a acelerar a vinda de uma inspeção federal do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) no Judiciário de Mato Grosso do Sul, as investigações pouco caminharam. A Assembleia Legislativa ganhou prazos do Ministério Público Estadual (que também teve membros citados por Rigo nas denúncias) e não chegou a investigar as declarações de Ary.

Rigo não foi reeleito, desmentiu em público o que havia dito enquanto não sabia que era gravado e o governador André Puccinelli, que, segundo as denúncias iniciais do então primeiro-secretário da Assembleia, receberia dinheiro supostamente desviado da Casa, afirmou que ele se referia a repasses oficiais. A própria procuradoria-geral do Estado, no entanto, ajudou a proteger o sigilo bancário dos deputados estaduais, que continua oculto.

“Não é admissível que a população brasileira assista acontecimentos desta natureza e se comporte como sendo coisa comum e cotidiana. Exige-se que os crimes sejam devidamente apurados, com competência, liberdade e isenção, constituindo este um dever indeclinável do Ministerio Publico”, afirma o Instituto, que afirma ser a mais antiga instituição jurídica da América Latina.

Segue a nota oficial assinada por Fragoso:

INTOLERÂNCIA À CORRUPÇÃO

O INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS – IAB, a mais antiga instituição jurídica da América Latina, vem a público conclamar os advogados e o povo em geral a se levantarem contra a corrupção que campeia no Brasil, contaminando quase todas as esferas do poder. O combate a esse malefício decorre de nossa obrigação de defender e aperfeiçoar a ordem jurídica.

A corrupção ofende princípios básicos da Constituição da República, sobretudo os contidos em seu artigo 37 – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.  Há instrumentos jurídicos eficazes para o combate; os corruptos devem ser demitidos de suas funções e levados às barras dos Tribunais.

É dever do Governo usar de suas atribuições e prosseguir na limpeza iniciada, ainda que interesses partidários sejam contrariados. O povo estará ao lado de quem levar adiante esta histórica tarefa que o momento nos sugere. Vamos ficar vigilantes e apontar práticas lesivas ao erário. A corrupção é elemento estranho ao Estado Democrático de Direito, e precisamos extirpá-la!

Fernando Fragoso
Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TCE-MS acata recurso e aprova, com ressalvas, contas do ex-prefeito de Japorã

Entregador

Entregador tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

VÍDEO: Carro afunda no Rio Paraguai e bombeiros realizam buscas

sol seco tempo

Pele, mucosas e respiração: campo-grandenses já relatam efeitos da estiagem na saúde

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Entregador tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Quer aprender a dançar? UFMS abre vagas para aulas de dança de salão

Últimas Notícias

MidiaMAIS

João Gomes dorme em aeroporto e se prepara para show em Campo Grande: ‘Vamo ali’

Cantor do ritmo do piseiro e do forró de vaquejada irá subir ao palco no Parque das Nações Indígenas

Cotidiano

Pesquisa do Procon-MS registra leve queda na gasolina e alta no diesel em Campo Grande

Os dados comparam os preços de julho em relação a junho

Cotidiano

Viu o Toni? Spitz Alemão desaparece e tutora oferece R$ 1 mil de recompensa

O cãozinho desapareceu neste sábado, na região do bairro Marcos Roberto, em Campo Grande

Cotidiano

Prefeitura oferta cursos de tecnologia e uso de Inteligência Artificial a partir desta segunda-feira

Os interessados devem realizar a inscrição pela plataforma de cursos da Sejuv