Pular para o conteúdo
Sem Categoria

Dourados tem 1.237 casos de HIV/Aids

Dados do programa municipal de controle às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) de Dourados apontam que a região da Grande Dourados tem hoje 1.237 pacientes soro positivos para a Aids. Fato que chama a atenção é que a doença atinge cada vez mais os adolescentes e com faixa etária cada vez menor. Por conta disso, o […]
Arquivo -

Dados do programa municipal de controle às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) de apontam que a região da Grande Dourados tem hoje 1.237 pacientes soro positivos para a Aids. Fato que chama a atenção é que a doença atinge cada vez mais os adolescentes e com faixa etária cada vez menor. Por conta disso, o Programa pretende levar o tema para sala de aula. A discussão começa com alunos a partir dos 14 anos. Kits com cartilhas, panfletos e até preservativos vão chegar às mãos dos estudantes nos próximos dias. Trata-se da implantação do Projeto Nacional Saúde e Prevenção Escolar (SPE).

Para isso, haverá reuniões preliminares entre professores e programa DST, para traçar uma estratégia de abordagem do assunto, de acordo com cada faixa etária. Além disso, o programa pretende contactar os pais para que eles façam parte do processo de orientação e permitam o contato do programa com os filhos. De acordo com a coordenadora do DST/Aids, Berenice Souza, a iniciativa já acontece em todo o Brasil e chega em Dourados com o objetivo de conscientizar os alunos sobre os riscos e métodos de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Outra medida é contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência.

Para Berenice, o avanço da doença nesta faixa etária, pode estar ligada ao contato sexual cada vez mais precoce. Segundo ela, adolescentes soro positivo chegam a informar que têm mais de 10 parceiros sexuais. Fato importante a se destacar é que dos mais de 1,2 mil pacientes HIV positivo, 463 já desenvolveram de fato a Aids. Todos fazem tratamentos no Programa à base de coqueteis de medicamentos para controlar a doença. Destes, pelo menos 36 foram detectados apenas em 2010 em mais de 5 mil exames aplicados em pontos estratégicos de Dourados. São 19 do sexo masculino, enquanto 17 do sexo feminino. A maior faixa etária em Dourados é dos 16 aos 49 anos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Empresa têxtil

Empresa têxtil abre 150 vagas de emprego em Campo Grande

goleiro bruno abandona futebol

Goleiro Bruno abandona futebol e segue nova carreira secreta

Morre em SP Amado Moura, fisiculturista de Três Lagoas

Adolescente é ferido por tiro ao deixar arma cair durante manejo de carneiros em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

lula veto

Lula veta aumento no número de deputados na Câmara

Últimas Notícias

Cotidiano

Antes de taxação do Trump, Brasil fecha junho com recorde de exportação de carne bovina

Para o Governo do Estado, a suspensão da exportação de carne bovina aos EUA pode baratear o preço do alimento em MS

MidiaMAIS

Reforma no Monumento dos Tuiuiús é concluída e terá novidade em Campo Grande

Mudança foi proposta por construtora e aceita pelo artista plástico responsáveil pela obra

Famosos

Sertanejo Luciano Rocha morre após passar mal durante show em SC

Luciano Rocha se apresentava com o Grupo Som Baileiro quando começou a sentir dores e precisou ser levado ao hospital às pressas; entenda

Cotidiano

MS recebe 50 mil doses da nova vacina contra meningite

O estado contabiliza 73 notificações da doença em 2025, sendo 35% entre crianças de 0 a 11 anos