Pular para o conteúdo
Saúde

Infiltração do joelho com ácido hialurônico: qual o real benefício?

A infiltração do joelho com ácido é motivo de controversa entre médicos especialistas da área, convênios médicos e pacientes. Entenda:
Arquivo -

A infiltração do joelho com ácido hialurônico é motivo de controversa entre médicos especialistas em joelho, convênios médicos e pacientes. Indicado para o tratamento de lesões da cartilagem articular, muitas vezes coloca-se uma esperança sobre o ácido hialurônico de algo que ele não é capaz de fazer: nenhuma medicação disponível no mercado atualmente se mostrou eficaz no sentido de recuperar uma lesão de cartilagem já estabelecida. Por outro lado, ao melhorar o ambiente intra-articular do joelho, o ácido hialurônico é capaz de levar a uma melhora da dor, dando condições para que o paciente realize um trabalho de fortalecimento e reequilíbrio muscular de forma mais eficaz. Com isso, é de se esperar uma melhora a médio e longo prazo na dor proveniente da artrose e das lesões da cartilagem articular.

Buscaremos aqui elucidar questões importantes, como:

  • O que é o ácido hialurônico?
  • Quando a infiltração é indicada?
  • Qual o efeito esperado?
  • Como é realizada a infiltração?

 

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é o principal componente do líquido sinovial, presente normalmente dentro do joelho. O líquido sinovial tem a função de lubrificar as articulações, permitindo seu movimento suave e indolor, além de contribuir para a das células da cartilagem.

As propriedades viscoelásticas do líquido sinovial têm relação direta com o alto teor de ácido hialurônico em sua composição. Pacientes com artrose ou outros processos inflamatórios da articulação produzem o líquido sinovial com menor concentração de e pior qualidade do ácido hialurônico, prejudicando suas propriedades viscoelásticas.

 

Quando a infiltração com ácido hialurônico é indicada?

A infiltração com ácido hialurônico é indicado para pacientes com artrose leve a moderada do joelho, em pacientes com lesões da cartilagem articular ou condromalácia patelar, sempre como terapia auxiliar a outras formas de tratamento, como a fisioterapia e os exercícios físicos em geral.

Pacientes com processo inflamatório mais exacerbado ou artrose avançada não respondem bem às infiltrações com ácido hialurônico. Para estes quadros, a infiltração com corticoides tende a ser uma melhor opção.

 

O que esperar com a infiltração de ácido hialurônico?

Após a aplicação, os pacientes podem apresentar alguma melhora imediata nos sintomas, mas o efeito máximo ocorre entre 5 e 12 semanas e, depois, mantém-se em menor grau por até um ano. Este efeito não é unifirme, de forma que existem pessoas que respondem melhor à infiltração com ácido hialurônico do que outras.

 

Quais os efeitos do ácido hialurônico no joelho?

Entre os potenciais benefícios da viscossuplementação, devemos considerar:

  • Efeito lubrificante: O ácido hialurônico melhora a retenção de água, gerando um efeito viscoelástico e protegendo as articulações contra as forças de impacto;
  • Anti-inflamatório: O ácido hialurônico reduz a ativação de células inflamatórias e leva à melhora da inflamação e da dor;
  • Proteção da cartilagem articular: O ácido hialurônico inibe a ação de enzimas que degradam a cartilagem;
  • Nutritivo: O ácido hialurônico regula a troca de nutrientes entre o líquido sinovial e as células da cartilagem (condrócitos);

 

Como é feita a aplicação do ácido hialurônico?

O procedimento é realizado no consultório, sob condições estéreis (assepsia e antissepsia). Alguns produtos são feitos para aplicações seriadas (de 3 a 5 aplicações), embora estudos tenham demonstrado que eles não apresentam vantagens em relação aos utilizados em aplicação única.

Após a infiltração, o paciente pode manter suas atividades rotineiras normalmente. Mas, é bom aguardar de 48h a 72 para realizar atividades físicas que demandem os membros inferiores. Pode haver algum desconforto local, que deve ser contornado com a utilização de gelo no local.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo

Polícia

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Foi morto em um confronto com policiais do Choque da Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (18)

Trânsito

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena