Pular para o conteúdo
Saúde

Campo Grande tem o segundo maior índice de sífilis do Brasil

Campo Grande é o segunda capital do Brasil com mais casos de sífilis detectados em 2018. Enquanto a taxa nacional é de 75,8 casos a cada 100 mil habitantes, na capital sul-mato-grossense é de 282,4/100 mil habitantes, ou seja, 372.5% maior. Os dados foram divulgados no Boletim Epidemiológico, publicado pelo Ministério da Saúde. Com 163 […]
Arquivo -
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

é o segunda capital do Brasil com mais casos de sífilis detectados em 2018. Enquanto a taxa nacional é de 75,8 casos a cada 100 mil habitantes, na capital sul-mato-grossense é de 282,4/100 mil habitantes, ou seja, 372.5% maior. Os dados foram divulgados no Boletim Epidemiológico, publicado pelo Ministério da Saúde.

Com 163 casos a cada 100 mil habitantes, é o segundo estado com maior índice de detecção de sífilis, 215% maior que a taxa nacional. O boletim também revela que os casos da doença sexualmente transmissível atingem 48 mulheres grávidas a cada 1.000 nascidos vivos, em Campo Grande. A capital de MS é a terceira com maior índice de detecção no país, ultrapassando a taxa nacional de 21,4/1.000 nascidos vivos.

Para a médica infectologista, Priscilla Alexandrino, MS se destaca nos índices de detecção devido as campanhas de checagens. Mesmo assim, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, acredita que há necessidade uma abordagem mais intensiva por parte dos municípios. “É necessário que as prefeituras municipais realizem trabalhos focados na atenção básica à saúde, para evitar doenças como essa que nem deveria mais existir”, comentou durante reunião com representantes do CEDM-MS (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul).

Sífilis é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) que atingiu 158.051 brasileiros em 2018. A doença pode ser transmitida durante uma relação sexual com uma pessoa infectada, sem o uso de preservativo, ou durante a gestação ou nascimento de uma criança.

O tratamento

Segundo a infectologista, tratamento pode ser feito de forma gratuita em qualquer unidade de saúde pública, tanto em redes básicas, quanto em especializadas. O tratamento é feito com injeções de penicilina, tipo de antibiótico com eficácia comprovada contra a bactéria da doença.

Sobre as grávidas que possuem a doença, a médica afirma que o tratamento é o mesmo e que a possibilidade da criança se infectar na gestação é relativa, mas atenta para possíveis complicações na gravidez. “Depende muito, é uma condição individual, mas é muito provável que a criança tenha alguma complicação. Essas complicações podem ser sequelas graves, que chegam a atingir o sistema nervoso central do bebê”, ressalta.

Priscilla destaca que o acompanhamento do pré natal é essencial para as gestantes com sífilis. Ela diz que a melhor forma de evitar a doença é usando preservativos durante as relações sexuais. “Usar preservativos sempre, fazer o teste de DSTs com regularidade e caso haja relações desprotegidas,  fazer o teste rápido também”, indica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Faxineira é ferida a tiros na perna por espingarda durante limpeza de casa em MS

Governo do Brasil aproveitou imbróglio com os EUA para enviar ao Congresso o texto do acordo de sede da COP30

[ BASTIDORES ] Selfie com tornozeleira agita corredores em Brasília

1931 – Termina questão do barão de Antonina, 56 anos depois de sua morte

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Motorista é perseguido pela PRF na BR-463 por 30 quilômetros e colide com poste

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de julho nesta terça-feira

Em julho, o programa social Bolsa Família contemplará 190,6 mil famílias em Mato Grosso do Sul, com um investimento total de R$ 129,6 milhões

Cotidiano

De motorista a vendedor, confira as vagas disponíveis na Funsat nesta terça-feira

Cerca de 182 empresas de Campo Grande estão com seleção aberta

Trânsito

Morte de baterista em acidente comove músicos em Mato Grosso do Sul

Causas do acidente são apuradas

Cotidiano

Tempo seco predomina em MS e máxima chega a 33°C nesta terça-feira

A umidade relativa do ar varia de 15 a 30%