Pular para o conteúdo
Saúde

Anvisa aprova o uso da imunoterapia para tratar câncer de mama

Foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o primeiro tratamento com imunoterapia a pacientes com câncer de mama. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, na última segunda-feira (22). Segundo a coluna Tudo Sobre Câncer, do Portal Uol, a imunoterapia é uma técnica que estimula as células defensoras do próprio organismo […]
Arquivo -
Foto: Stevanovicigor/iStock
Foto: Stevanovicigor/iStock

Foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o primeiro tratamento com imunoterapia a pacientes com câncer de mama. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, na última segunda-feira (22).

Segundo a coluna Tudo Sobre Câncer, do Portal Uol, a imunoterapia é uma técnica que estimula as células defensoras do próprio organismo contra a doença, ou seja, a droga não visa o tumor, mas sim o aumento das células de defesa para o combate da doença.

Essa técnica já havia se mostrado efetiva para o tratamento de cânceres agressivos na mama e chegou ao Brasil para tratar, especialmente, o estágio triplo-negativo da doença em metástase.

A aplicação será de forma intravenosa, pela veia, fazendo com que as células cancerígenas sejam percebidas e combatidas, já que que elas têm a capacidade de não ser identificada pelo sistema de defesa do organismo naturalmente.

Ainda segundo o Portal, os riscos e efeitos colaterais são mínimos e todos resultam da ativação imunológica do corpo. Com isso, as células e defesa podem atacar partes do próprio organismo, combatendo órgãos e tecidos, podendo trazer apenas alterações gastrointestinais, endócrinas ou na pele.

Quando o tratamento é administrado, em conjunto com a quimioterapia, pode aumentar a sobrevivência e interromper o crescimento do tumor em pacientes, além de uma redução de 38% no risco de progressão ou morte, segundo mostrou um estudo publicado na revista cientifica The News England Journal of Medicine.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem e bebê recém-nascido são assassinados por pai de santo no RS

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: Tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Juiz dá prazo e pede urgência para marcar primeira audiência da 4ª fase da Tromper

Prefeita e vereadores discutem áreas de investimentos em Campo Grande para 2026

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: Tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Cuidado com o burro: animais voltam a ser flagrados ‘passeando’ por ruas de Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Mais vítimas aparecem e pai de santo é denunciado por abuso sexual contra menores

Pai de santo estaria pedindo dinheiro em grupos de WhatsApp para contratar um advogado

Mundo

Ucranianos protestam contra nova lei que tem como alvo agências anticorrupção

Lei foi sancionada mesmo com negativa dos ucranianos

Brasil

Biometria passa a ser obrigatória para concessão de benefícios sociais

Medida será implementada gradualmente

Cotidiano

Shopping de Dourados terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana

Para se vacinar, é necessário apresentar documento pessoal com foto e, se possível, o cartão do SUS