Produção de vacina contra febre amarela deve dobrar no país
Quatro milhões de doses por mês a partir de junho
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quatro milhões de doses por mês a partir de junho
A partir de junho deste ano, 4 milhões de doses mensais da vacina contra a febre amarela devem entrar no mercado, informou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele inaugurou nesta quinta-feira (25), no Rio, a linha final de produção da vacina, fruto de parceria entre o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e a farmacêutica Libbs. A pasta aguarda aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciar a comercialização.
“A fábrica já está produzindo a vacina e recebendo inspeções da Anvisa. Já fez algumas correções que foram solicitadas e, no final de março, está prevista a vistoria para liberação para iniciar a produção, a validação da planta dentro das normas de vigilância. Se isso acontecer, em junho, estará comercializando as doses”, explicou.
Segundo Barros, as doses vão se somar aos 4 milhões de vacinas contra febre amarela já produzidas mensalmente por Bio-Manguinhos, laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Vai dobrar a nossa capacidade”, ressaltou. Questionado sobre o destino das vacinas, o ministro explicou que parte será destinada ao estoque estratégico mantido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de 6 milhões de doses contra a doença.
“Exportamos um milhão de doses por ano. Eles podem fazer solicitações variadas, mas em média, um milhão de doses. A produção estabelecida é para garantir o abastecimento. Se houver demanda menor, usamos a fábrica de Bio-Manguinhos para produzir outras vacinas. Ano passado, por exemplo, nenhuma vacina tríplice viral foi feita para que fizessem mais vacinas de febre amarela. Podemos alterar a fábrica para outras necessidades. ”
A pasta não descarta a possibilidade de abrir mão do fracionamento da vacina, uma vez que a produção receba o novo incremento. Mas o cenário, segundo o ministro, é incerto. “Se surgir um macaco morto com febre amarela em uma cidade de 2 milhões de habitantes, começo a vacinar amanhã dois milhões de habitantes. Se surgir amanhã um macaco em uma cidade de 3 milhões de habitantes, começo a vacinar 3 milhões de habitantes. Se não surgir, não vacino ninguém”, concluiu.
Notícias mais lidas agora
- Homem tenta apagar incêndio e morre ao levar descarga elétrica em Itaquiraí
- Mulher é mantida em cárcere pelo ex que não aceita fim do relacionamento e ameaça atear fogo em casa
- Fernanda Torres vence Globo de Ouro de Melhor Atriz por Ainda Estou Aqui
- Lâmina de faca fica cravada em corpo de mulher após briga em MS
Últimas Notícias
Vírus respiratório que pode causar pneumonia acende alerta na China
Cinco anos após pandemia de Covid-19, país registra aumento de doença entre crianças e adolescentes
Carioca que ressuscita lendas de Campo Grande se posiciona após repercussão: ‘queria investigar’
“Mato Grosso do Sul é tudo de bom”, diz carioca que foi até cemitério e à casa da Bruxa da Sapolândia para resgatar histórias misteriosas que assolam Campo Grande há décadas
Emoção! Fernanda Montenegro vibra com vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro
Fernanda Montenegro emocionou os fãs ao surgir comemorando a vitória da filha, Fernanda Torres, no Globo de Ouro; veja o vídeo
Família do crime: Irmão de detento morto em presídio era de facção e foi assassinado há um ano
Tony foi morto a tiros no Natal de 2023 em Anastácio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.