A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou dados sobre o consumo de antibióticos em 65 países. A entidade revela grandes discrepâncias entre o consumo nos locais estudados, diante do resultado Suzanne Hill, diretora do Departamento de Medicamentos Essenciais e Produtos de Saúde da OMS, chama atenção para os perigos do uso indiscriminado de medicamentos.
“O uso excessivo e inadequado de antibióticos é a principal causa de resistência antimicrobiana. Sem antibióticos eficazes e outros antimicrobianos, perderemos nossa capacidade de tratar infecções comuns, como a pneumonia”, afirma Suzanne Hill.
De acordo com a entidade o uso inadequado dos medicamentos pode significar grandes problemas no futuro, já que algumas doenças podem não combatidas, devido à alta resistência microbiana.
“Os resultados deste relatório confirmam a necessidade de tomar medidas urgentes, como a aplicação de políticas de prescrição, para reduzir o uso desnecessário de antibióticos”, pontua Suzanne Hill.
O crescimento da resistência aos antibióticos está fazendo com que infecções fiquem “incuráveis”. É importante lembrar que são as bactérias que se tornam resistentes a esses medicamentos, não os humanos ou animais. Saiba mais: https://t.co/8xKFGXNsU2. #WAAW18 #StopDrugResistance pic.twitter.com/3KnH9UvY4d
— OPAS/OMS (@OPASOMSBrasil) November 13, 2018