Comer carboidrato à noite engorda mais do que em outros horários do dia?
Você é daqueles que evita ao máximo comer carboidratos à noite com medo de engordar? Pode parar de se preocupar. Não há comprovação científica de que o consumo do nutriente no final do dia está associado a um maior acúmulo de gordura corporal. Além disso, o que gera o ganho de peso, entre outros motivos, é a ingestão exagerada […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Você é daqueles que evita ao máximo comer carboidratos à noite com medo de engordar? Pode parar de se preocupar.
Não há comprovação científica de que o consumo do nutriente no final do dia está associado a um maior acúmulo de gordura corporal. Além disso, o que gera o ganho de peso, entre outros motivos, é a ingestão exagerada de calorias durante do dia todo, e não apenas em um momento.
Por que comer carboidrato à noite não é ruim?
Grosso modo, o que leva ao aumento de peso é ingerir mais calorias do que seu corpo gasta –aproximadamente, a cada 7.700 calorias que consome além do que queima, você ganha 1 kg de gordura. Então, se comer as porções certas no café da manhã, no almoço e no lanche, os carboidratos no jantar não vão fazer você engordar.
Em um estudo publicado no periódico Obesity, 78 pessoas com obesidade foram divididas em dois grupos: um consumiu 80% dos carboidratos da dieta no período noturno e o outro seguiu um plano de emagrecimento “padrão”, com o nutriente distribuído de maneira equilibrada ao longo do dia.
Após seis meses, os voluntários que comeram a maioria dos carboidratos à noite não só não engordaram como tiveram uma maior perda de peso, redução de gordura corporal e circunferência abdominal. Mas saiba que os dois grupos emagrecerem e você não precisa a partir de agora cortar os carboidratos da manhã e comê-los só à noite, ok?
Mas o metabolismo não fica mais lento à noite?
A ideia de que consumir carboidratos no fim do dia “engorda mais” provavelmente surgiu da hipótese de que nosso organismo queima muito menos calorias no período noturno (já que vamos dormir), e com isso a maior parte do nutriente ingerido seria estocada como gordura. Mas essa teoria não se justifica e diversos estudos apontam que o gasto energético basal à noite é muito similar ao do dia.
Só para se ter uma ideia, uma pesquisa recente realizada por cientistas da Universidade Harvard (EUA) aponta que a queima calórica em repouso tende a ser 10% maior no final da tarde e no início da noite do que nas primeiras horas da manhã.
Quanto carboidrato posso comer por dia?
De modo geral, em uma dieta equilibrada, a quantidade de carboidrato deve representar de 50% a 65% das calorias ingeridas diariamente, distribuídas ao longo das refeições –as porções exatas devem ser definidas por um nutricionista, pois variam conforme nível de atividade física, objetivos, metabolismo entre outras coisas. E para não ter problemas com a balança é muito importante escolher as fontes certas do nutriente.
Os carboidratos são classificados em simples (de alto índice glicêmico) e complexos (de baixo índice glicêmico). Os simples –presentes no pão e no arroz branco, no macarrão, na tapioca e nos doces — são absorvidos rapidamente pelo organismo. Eles geram um grande aumento no nível de açúcar no sangue (glicemia), o que provoca um pico de insulina, hormônio que favorece o acúmulo de gordura corporal.
Já os complexos são digeridos de forma mais lenta, ocasionando aumento pequeno da glicemia e garantindo um fornecimento gradual de energia –o que além de não gerar picos de insulina ainda faz você demorar mais para sentir fome. Arroz, macarrão e pão integral, batata-doce, grão-de-bico e mandioquinha são alguns alimentos que fazem parte desse grupo.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.