MS terá aplicativo para conectar doadores de sangue ao Hemosul
App informará datas de doações, tipos sanguíneos em falta e campanhas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
App informará datas de doações, tipos sanguíneos em falta e campanhas
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) firmou uma parceria com uma empresa de desenvolvimento de softwares de Natal, Rio Grande do Norte, para fornecer um aplicativo gratuito e oficial do Hemosul.
O aplicativo chamado de “Hemoliga” foi desenvolvido pela empresa em 2014, e já vem sendo utilizado no Estado nordestino para conectar doadores ao Hemonorte, banco de sangue do Rio Grande do Norte. A expectativa é que o aplicativo seja lançado em Mato Grosso do Sul no dia 14 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue.
A aplicação funciona da seguinte forma: o usuário recebe informações sobre suas próximas doações agendadas, os tipos sanguíneos em baixa no banco de sangue e convites para participar de campanhas pró-doação, diretamente no celular, tablet ou computador pessoal.
Mato Grosso do Sul será o primeiro Estado do Centro-Oeste a aderir ao uso do aplicativo como software oficial de seu banco de sangue. Atualmente, o Hemoliga atende o Rio Grande do Norte, São Paulo, Amazonas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro.
De acordo com a assessoria de imprensa do Hemosul, as negociações para licenciamento do aplicativo no Estado já vem ocorrendo há mais de um ano. Para que a ferramenta alcance o maior número de usuários, o banco pretende realizar uma campanha de divulgação do Hemoliga.
A parceria entre Mato Grosso do Sul e o Hemoliga foi assinada em novembro do ano passado, pelo secretário Nelson Barbosa Tavares, porém só foi publicada nesta segunda-feira (10). O prazo da parceria será de cinco anos.
Número de Doadores
Em entrevista à revista Draft, em dezembro de 2016, Thiago Azevedo, desenvolvedor do aplicativo, explicou que a aplicação já tem 40 mil downloads nas lojas onlines. A intenção é expandir o uso da ferramenta para todo o Brasil, para aumentar o nível de doadores a nível nacional e diminuir os déficits dos bancos de sangue.
Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil possui uma taxa de doadores na casa dos 1,8% da população. O recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para que um país renha reservas de sangue seguras é de 3%.
Em Mato Grosso do Sul, a taxa estadual é de 2,5% de doadores em relação a população total. Em Campo Grande, o número é um pouco maior, de 3% de doadores, segundo a assessoria do Hemosul.
Notícias mais lidas agora
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
- Ídolo do futebol brasileiro, Diego Alves participa de bate-bola no Know How Experience em MS
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
Últimas Notícias
Frente fria e temporais deixam Santa Catarina em alerta com possibilidades de chuva de granizo
Intensidade deve diminuir entre terça e quarta-feira próximas
Inscrições para cursos técnicos presenciais do IFMS encerram na próxima semana
Inscrições encerram na próxima sexta-feira (13)
Mulher pede medida protetiva após ser agredida pelo ex em frente de casa em Ponta Porã
Caso foi registrado como violência doméstica
Carro fica destruído após pegar fogo em garagem de flat em Campo Grande
O flat também foi atingido pelas chamas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.