Pular para o conteúdo
Saúde

Após casos de febre amarela, prefeitura convoca população para atualizar vacinas

Município convoca a população para vacinação de diversas doenças
Arquivo -

Município convoca a população para vacinação de diversas doenças

A Prefeitura de – 444 de – por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convoca a comunidade para imunização de vacinas que não estejam em dia. Uma das vacinas oferecidas pela saúde municipal é de , doença que voltou a alarmar a população brasileira nas últimas semanas.

As vacinas oferecidas em Corumbá são para HPV (Vírus do Papiloma Humano), meningite, febre amarela, anti tetânica e tríplice viral. “A Secretaria de Saúde do Município vai realizar uma ação para que toda a população possa se proteger de doenças “,  explica a Prefeitura.

Febre amarela

Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da saúde, Carla Domingues explica que a vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de aproximadamente 95%, além de ser reconhecidamente eficaz e segura.  “Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo, entre outros. Portanto, mesmo em um momento de intensificar as ações de vigilância da febre amarela, é necessário orientar a população quanto à necessidade de se vacinar”, explica ela. Entenda:

Esquema de vacinação – A coordenadora orienta que duas doses, tanto para adultos quanto para crianças, são necessárias. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira. As recomendações são apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação da vacina, Mato Grosso do Sul integra a lista de áreas.

Contraindicação – “A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos”, explica Carla.

Crianças – De acordo com a coordenadora, a vacina para febre amarela não deve ser aplicada ao mesmo tempo que a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela). “Se a criança tiver alguma dose do Calendário Nacional de Vacinação em atraso, ela pode tomar junto com a febre amarela, com exceção da tríplice viral ou tetra viral. A criança que não recebeu a vacina para febre amarela nem a tríplice viral ou tetra viral e for atualizar a situação vacinal, a orientação é receber a dose de febre amarela e agendar a proteção com a tríplice viral ou tetra viral para 30 dias depois”, explica.

Confira as unidades em Corumbá que oferecem atendimento:

 
-ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA LÚCIA MARIA PEREIRA DE CARVALHO

Rua Cyríaco de Toledo s/n – Guanã

Tel. 3907-5377

 
-ESTRATÉGIA SAÚDE DA FÁMÍLIA GASTÃO DE OLIVEIRA

Rua Nossa Senhora da Conceição, s/n – Maria Leite

Tel. 3907-5321

 
-ESTRATÉGIA SAÚDE DA FÁMÍLIA NOVA CORUMBÁ

Rua Cyríaco de Toledo s/n – Nova Corumbá

Tel. 3907-5381

 
-UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA BEIRA RIO

Rua Delamare, 384 – Centro

Tel. 3907-5278

 
-UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA LUÍS FRAGELLI

Av. Rio Branco s/nº – Universitário

Tel. 3907-5388

 
-UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA FERNANDO MOUTINHO I E II

Al. Maciel de Barros, 48 – Bairro Cristo Redentor

Tel. 3907-5571

 
-UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PADRE ERNESTO SASSIDA

Rua José Fragelli s/nº – Dom Bosco

Tel. 3907-5004

 
-UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA POPULAR VELHA

Rua Theodomiro Serra s/n – Bairro Popular Velha

Tel. 3907-5383

 
-UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA AEROPORTO II

Rua Santos Dumont, 47 – Aeroporto

Tel. 3907-5967

 

Quem estiver com o cartão do SUS em atraso, pode levar o documento pessoal junto com o cartão em qualquer unidade de saúde de Corumbá, entre 7h30 e 11h30, em qualquer um dos endereços.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Inscrições para a 1ª Prova Nacional Docente terminam nesta sexta-feira

Dólar sobe para R$ 5,56 puxado pelo mercado externo

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

tereza carrefour lei da reciprocidade

Senadora Tereza Cristina irá integrar CPMI para investigar fraude no INSS

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é presa com quase meia tonelada de maconha na MS–156 rumo a SP

Prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 950 mil, segundo a corporação.

Brasil

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Nas costas da jovem, escreveram a sigla “PCC”, numa tentativa de despistar os investigadores

Polícia

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Eugênio tem histórico marcado por suspeitas de atuação no narcotráfico da fronteira com Coronel Sapucaia

Cotidiano

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

Mobilização acontece desde o início da noite desta sexta-feira, e reúne cerca de 40 veículos segundo o presidente da associação que representa a categoria