25 de abril é o Dia Mundial da Malária
Nesta segunda-feira (25), é lembrado o Dia Mundial da Malária. A OMS (Organização Mundial da Saúde) aproveitou a data para alertar sobre o risco de uma pandemia da doença, que pode chegar a atingir cerca de 3,2 bilhões de pessoas, quase metade da população mundial.
“Um ano após a assembleia da OMS decidir eliminar a malária de pelo menos 35 países até 2030, a OMS divulga um relatório que mostra que a meta, apesar de ambiciosa, é alcançável”, afirma a organização.
A mortalidade de pessoas infectadas pela malária diminuiu muito desde o ano 2000, quando foram intensificadas políticas de combate à doença e o número de mortes caiu em cerca de 60%, em todo o mundo. Em países africanos, o número de crianças mortas em decorrência da doença caiu 71%.
“Mas alcançar o próximo nível (eliminar a doença) não será fácil”, declarou a entidade. “A eficácia das ferramentas que garantiram melhorias nos primeiros anos deste século estão agora ameaçadas”, diz a OMS em nota.
“A resistência de mosquitos a inseticidas utilizados nas telas e na pulverização residual está crescendo, assim como a resistência do parasita a componentes de um dos medicamentos mais poderosos contra a malária. Maiores progressos vão exigir novas ferramentas que não existem atualmente, além do aperfeiçoamento de novas tecnologias”, conclui a organização.