Pular para o conteúdo
Saúde

Quase metade da população mundial pode contrair malária, afirma OMS

25 de abril é o Dia Mundial da Malária
Arquivo -

25 de abril é o Dia Mundial da

Nesta segunda-feira (25), é lembrado o Dia Mundial da Malária. A OMS (Organização Mundial da Saúde) aproveitou a data para alertar sobre o risco de uma pandemia da doença, que pode chegar a atingir cerca de 3,2 bilhões de pessoas, quase metade da população mundial.

“Um ano após a assembleia da OMS decidir eliminar a malária de pelo menos 35 países até 2030, a OMS divulga um relatório que mostra que a meta, apesar de ambiciosa, é alcançável”, afirma a organização.

A mortalidade de pessoas infectadas pela malária diminuiu muito desde o ano 2000, quando foram intensificadas políticas de combate à doença e o número de mortes caiu em cerca de 60%, em todo o mundo. Em países africanos, o número de crianças mortas em decorrência da doença caiu 71%.

“Mas alcançar o próximo nível  (eliminar a doença) não será fácil”, declarou a entidade. “A eficácia das ferramentas que garantiram melhorias nos primeiros anos deste século estão agora ameaçadas”, diz a OMS em nota.

“A resistência de mosquitos a inseticidas utilizados nas telas e na pulverização residual está crescendo, assim como a resistência do parasita a componentes de um dos medicamentos mais poderosos contra a malária. Maiores progressos vão exigir novas ferramentas que não existem atualmente, além do aperfeiçoamento de novas tecnologias”, conclui a organização.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tota Magalhães se torna 1ª brasileira a disputar versão feminina da Volta da França

Abram portas e janelas: Fumacê será aplicado em quatro bairros de Campo Grande

Fortemente armado, trio envolvido em roubo de família feita refém é preso em Ponta Porã

Mais vítimas denunciam pai de santo por abusar sexualmente de adolescentes em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Ucranianos protestam contra nova lei que tem como alvo agências anticorrupção

Últimas Notícias

Política

Relatório de senadora de MS é usado para pedir investigação contra ex-ministro de Bolsonaro e dono de Bet

Polícia Federal quer investigar relação entre o senador Ciro Nogueira (PP) e Fernandin OIG, conhecido como representante do Jogo do Tigrinho no Brasil

Política

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

Senador explicou que comitiva de parlamentares irá dialogar

Polícia

Casa de frios nas Moreninhas é lacrada pela Vigilância Sanitária

Estabelecimento foi alvo de fiscalização na manhã desta quarta-feira (23)

Brasil

Brasil sinaliza à OMC que buscará vias legais se negociação sobre tarifas falhar

Representante do governo brasileiro afirmou, sem citar Trump, que "tarifas arbitrárias" ameaçam a economia mundial