Pular para o conteúdo
Saúde

Outubro Rosa: a beleza e a alegria resistem ao câncer de mama

Modelos vítimas da doença posam para calendário
Arquivo -

Modelos vítimas da doença posam para calendário

Maquiagem, produção, cenário, fotógrafa e tudo o que elas merecem. Assim foi produzido o Calendário de 2017 da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama. “A ideia do calendário é mostrar que essas mulheres, apesar de todas as adversidades pelas quais estão passando, ainda assim são lindas”, define Jucimara do Amaral, secretária da Rede. O calendário está sendo vendido pela organização, que é mantida pela Fundação Carmem Prudente de Mato Grosso do Sul, neste mês de outubro no Shopping Pátio Central.

Além das fotos com chapéus, lenços e perucas, foram feitas imagens das mulheres sem os adereços, “que é como elas vivem e que é natural. Temos que mostrar para as pessoas pararem de olhar as mulheres sem cabelo com uma certa diferença. Essas mulheres tem muito mais coisas que a gente pode imaginar. Quando as vemos com cabelo ou sem cabelo, o sorriso é o mesmo”, relata Jucimara.

As fotos foram feitas em maio de 2016 pela fotógrafa Adeise Marcondes e as locações foram um condomínio residencial e a casa de apoio da Rede. Oito delas são vítimas do câncer de mama. Além do calendário, canecas, camisetas e guarda-chuvas também estão sendo comercializadas como forma de angariar fundos para a própria entidade e o Hospital do Câncer Alfredo Abrão.

Arlene maria Ferreira, uma das modelos do calendário. (Divulgação)“Quando elas se viam nas fotos elas diziam: ‘como fiquei bonita’ e a fotógrafa dizia: ‘voce não ficou bonita, você é bonita”, conta Jucimara. Arlene Maria Ferreira de 63 anos foi uma das modelos do calendário: “me senti linda, foi um momento maravilhoso”.

Voluntários contra o câncer

A Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma organização composta por cerca de 60 voluntários que atendem vítimas de câncer. A Rede em atua juntamente com o HCAA (Hospital do Câncer Alfredo Abrão).

As ações para o incluem, além da caminhada que aconteceu no início do mês, uma série de palestras que estão sendo ministradas em órgãos do governo e empresas para a conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Rosana Aguilar Macedo é a presidente da Rede em Campo Grande e diz que voluntários sempre são bem vindos e não há pré-requisitos.

Entre alguns dos trabalhos que são feitos, por exemplo, está a distribuição do chá, que é feito de segunda a sexta-feira no HC. “Às 6h30 as voluntárias chegam trazendo o chá que fizeram em suas casas e trazem o pão quentinho e a Rede doa a manteiga. O chá e o pão é entregue para os pacientes que chegam cedo, vindo do interior. O chá é o amor”, explica Rosana, relatando que a ação, quando realizada de coração, leva mais que alimento.

Para as mulheres que fizeram a mastectomia, a Rede doa um sutiã especial e uma prótese de enchimento. Além disso, as voluntárias percorrem as enfermarias verificando as necessidades de todos os internados. “Quem necessita, a Rede fornece materiais de higiene, como fraldas, escova e creme dental”, diz Rosana. As mulheres que fazem tratamento e perderam os cabelos recebem lenços e podem usar perucas emprestadas.

A Rede mantém ainda uma casa de apoio para pacientes que são do interior e estão em tratamento no HC. “A casa tem acomodação para 32 pessoas e é destinada para aqueles que não tem condições de se hospedar em hotéis e não têm parentes na cidade“, informa Rosana. O motorista do HC transporta os pacientes da casa para o hospital pela manhã e os leva de volta o horário do almoço. O hospital fornece o almoço e o jantar e a Rede providencia lanche e frutas. Rosana explica que os gastos com a manutenção da casa são custeados com as doações.

Os que desejarem ajudar a Rede Feminina de Combate ao Câncer de MS e o Hospitla do Câncer Alfredo Abrão devem entrar em contato pelo telefone 3324-7676 ou email [email protected]. Há ainda um bazar de roupas usadas no hospital que aceita doação de todos os tipos de roupas

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Golpe do Pix: campo-grandense será ressarcida e indenizada por bancos na Justiça

Mulher é retirada a força de dentro de veículo e agredida pelo companheiro que vai preso

Duas apostas de MS faturam R$ 28,75 mil na quina da Mega-Sena

IFMS

Inscrições abertas para seleção com vagas para professor no IFMS

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Eleição suplementar em Paranhos começa em clima de dúvida entre eleitores: ‘cansativo’

Com gol de pênalti, Operário garantiu vantagem sobre Ivinhema (Fotos: RMP Fotografia e Marcelo Berton)

Ivinhema x Operário: tudo que você precisa saber antes da final

Governador de MS defende anistia e revisão de penas a envolvidos do 8/1

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre após ser baleado em frente de bar em Aparecida do Taboado

Vítima foi socorrida para o hospital, mas não resistiu e morreu horas depois

Famosos

Elton John desabafa e diz que problema na visão o impede de ver filhos jogando esportes

Desde 2023, John está afastado dos palcos - mas não da música

Famosos

Bruna Biancardi conta como deu notícia de segunda gravidez a Neymar: “chorava”

Influenciadora contou em entrevista de podcast como deu a notícia ao jogador de futebol

Polícia

Polícia investiga morte de mulher encontrada ao lado de biblioteca em Três Lagoas

Vítima teria sido vista indo local com um andarilho há dois dias