Exames de endoscopia começam nesta quinta na Caravana da Saúde

Procedimentos visam diagnosticar doenças estomacais, de esôfago ou de intestino

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Procedimentos visam diagnosticar doenças estomacais, de esôfago ou de intestino

O Governo do Estado anunciou que dará início a exames de endoscopia a partir de quinta-feira (26) na Caravana da Saúde, que está no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande. Na próxima semana, a megaestrutura de atendimento médico também começa a fazer endoscopias. O objetivo é zerar a fila de espera por esses procedimentos que visam diagnosticar doenças estomacais, de esôfago ou de intestino. Atualmente já são pelo menos 1.600 pacientes nessa expectativa.

Para esse trabalho, foi contratada a empresa CIES (Centro de Integração de Saúde e Educação), que segundo o governo estadual é credenciada junto à OMS (Organização Mundial de Saúde) e ao Ministério da Saúde e avaliada como dona da melhor unidade móvel do mundo para esse tipo de serviço médico.

Um mutirão já havia sido realizado para diminuir a fila de espera dos exames de colonoscopia, no início deste mês, quando o Governo de Mato Grosso do Sul firmou parceria com a Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva) e o Hospital Regional. Nessa ocasião, foram atendidos 150 pacientes com idades entre 50 e 75 anos na Capital.

Coordenador da Caravana da Saúde, Marcelo Mello explicou que “para colonoscopia, a intenção é atender mil inicialmente, e se possível aumentar esses exames, já que são 1,6 mil pessoas na fila de espera”. Já os exames de endoscopia devem ser zerados.

“Nesta quinta-feira iniciamos as endoscopias e a partir de segunda ou terça-feira os exames de colonoscopia”, informou Mello, ressaltando que a endoscopia trata dos diagnósticos das vias digestivas altas, como o estômago e esôfago, e o exame de colonoscopia verifica as condições do intestino.

A partir da próxima quarta-feira, dia 1 de junho, quando a Caravana da Saúde deixar o Centro de Convenções Albano Franco, esses mesmos atendimentos serão prestados no Hospital Regional.

Conteúdos relacionados