Pular para o conteúdo
Saúde

138 mães enfrentam drama do Zika Vírus na gestação em Campo Grande

Doença assustou 441 grávidas
Arquivo -

Doença assustou 441 grávidas

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de revelam que o Vírus apavorou 441 gestantes até o momento. Isso porque elas procuraram o médico com suspeita de ter contraído o vírus, que preocupa principalmente quem está grávida.

A preocupação é grande porque há grande possibilidade de uma gestante ter um bebê com microcefalia, caracterizada por um cérebro menor do que o comum, que pode levar à desabilidade mental ou problema nas funções motoras.

Apesar do susto, pelo menos até o momento, não há nenhuma feto identificado com a doença. Das 441 gestantes que fizeram o exame, 138 tiveram resultado positivo e 109 ficaram mais aliviadas com o resultado negativo.

Indagado sobre o acompanhamento e se alguma mãe corre o risco, o secretário de Saúde de Campo Grande, Ivandro Fonseca, disse que até o momento não há situações extremas e ressaltou que é veementemente contra o aborto.

“Eu sou contra o aborto em todos os casos. Defendo a vida em sua integridade. Temos, no Hospital o Dia, um fluxograma de atendimento com estas gestantes, fazendo acompanhamento com obstetra e infectologista. Não queremos que se perca nenhuma vida. Seria muito fácil resolver problemas através do aborto. Outros estados defendem, mas nós em Campo Grande somos contra”, justificou.

O secretário salienta que o direito a vida está previsto na Constituição e destaca a possibilidade de criar uma criança, mesmo com eventual sequela da microcefalia. “Se a criança vir a nascer com o problema em Campo Grande tem como ser atendida. Nós temos convênio com a Apae. É preciso fazer a saúde preventiva e não a curativa. Somos contra o aborto em todas as formas”, finalizou.

A Zika foi descoberta recentemente e ainda há muitas dúvidas em relação ao contágio. No Brasil a relação com a microcefalia foi descoberta depois do aumento dos casos justamente com a aparição do Zika. Após entrevistas com as grávidas percebeu-se que muitas apresentaram os sintomas da doença, até então desconhecida. Sem grandes certezas sobre contágio, médicos orientam uso de roupas de manga longa e calça comprida para grávidas.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de , até o momento são 1.359 casos suspeitos e com coleta de amostra para exames laboratoriais. Destes, 171 casos foram confirmados via exame, o que não significa o número exato de casos, visto que muitos não fazem exame.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Últimas Notícias

Esportes

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto: ‘Sou absolutamente inútil’

Lewis Hamilton não escondeu a decepção após ficar fora do top 10 do grid pela segunda prova consecutiva

Loterias

Loterias sorteia concurso da Mega-Sena com premiação de R$ 85 milhões

Sorteio será realizado às 19 horas e apostas podem ser feitas até as 18 horas (horários de MS), de forma presencial ou on-line

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso do Crefito-MS com salários de até R$ 5,6 mil seguem até sexta-feira

Oferta é de duas vagas para contratação imediata e formação de cadastro de reserva, para cargos de nível médio e superior

Polícia

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

A vítima foi encontrada já sem vida na manhã deste sábado