Pular para o conteúdo
Saúde

Teste molecular detecta 19 tipos de vírus em um único exame

Resultado do teste molecular garante diagnóstico exato
Arquivo -

Resultado do teste molecular garante diagnóstico exato

Uma novidade na área da saúde pode facilitar os diagnósticos de doenças respiratórias. Um novo teste molecular é capaz de detectar 19 tipos diferentes de vírus que provocam doenças na região dos pulmões e vias nasais.

O que é o teste molecular
Bastante frequentes no período do inverno, as infecções respiratórias muitas vezes lotam os atendimentos em clínicas e postos de saúde. Crianças, idosos e bebês são os mais atingido em razão do enfraquecimento do sistema imunológico.
 
Dos afetados, estima-se que pelo menos metade contraiu a doença através de um vírus. Esses micro-organismos causam resfriados, gripes, problemas na garganta, laringe e faringe, bronquite e até pneumonia.
 
O novo teste molecular é capaz de identificar, com apenas uma amostra, a presença de até 19 vírus no organismo. Para a realização do exame, é coletada uma amostra de muco do nariz ou garganta. O resultado pode ser identificado em apenas dois dias.
 
O exame é capaz de detectar os seguintes agentes: Influenza A (sazonal, H3N2 e H1N1/2009), B e C, vírus respiratório sincicial A e B, adenovírus, coronavírus, rinovírus, parainfluenza 1, 2, 3 e 4, enterovírus, bocavírus e metapneumovírus. A solicitação do teste deve ser feita por um médico quando perceber sintomas de infecção respiratória.
 
Esse tipo de exame é importante para que seja recomendado um tratamento apropriado que atinja o causador da doença. O uso indiscriminado de medicações de amplo espectro (que agem contra diversos microorganismos) pode debilitar ainda mais o organismo ou fazer com que os vírus e bactérias se tornem resistentes ao princípio ativo.
 
O resultado do teste molecular também garante ao paciente um diagnóstico exato, promovendo maior segurança quando aos efeitos do tratamento.
 
Doenças respiratórias
As doenças respiratórias agudas causadas por vírus e bactérias geram preocupação, principalmente quando não são tratadas. Como mencionado antes, bebês, crianças e idosos estão mais suscetíveis a essas infecções e representam um grupo de risco.
 
A pneumonia, por exemplo, é responsável pela morte de 15% das crianças que perdem a vida antes dos 5 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
As infeções respiratórias podem ser evitadas com algumas precauções simples. Evitar o contato com pessoas doentes é imprescindível para reduzir o risco de contaminação. A boa higiene das mãos e evitar tocar as mucosas como olhos e boca também são ações preventivas.
 
Uma das razões para a maior incidência dessas doenças no inverno é a permanência em ambientes fechados. Mesmo com temperaturas baixas, os ambientes precisam que o ar circule e renove-se.
 
A boa alimentação e a ingestão de água em quantidades adequadas também contribuem com a prevenção de infecções respiratórias. Alimentos naturais e de boa qualidade fornecem as vitaminas e minerais que o organismo precisa para funcionar bem e para garantir a eficiência do sistema imunológico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia