Pular para o conteúdo
Saúde

Sesau inaugura a primeira sala de amamentação de Mato Grosso do Sul

O Hospital é a primeira instituição de MS a implantar
Arquivo -

O Hospital é a primeira instituição de MS a implantar

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) inaugurou na tarde desta segunda-feira (15) a Sala de , implantada no Centro de Educação Infantil Maria Aparecida Moraes D’ Avila, da Santa Casa de . O Hospital é a primeira instituição de Mato Grosso do Sul a implantar a sala voltada para as mães trabalhadoras que estão retornando da licença maternidade e pretendem dar continuidade no aleitamento materno.

“A alimentação e nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento de toda criança, principalmente na faixa etária de zero a dois anos de vida. A implantação dessa sala vem de encontro ao que o Ministério da Saúde preconiza, que é incentivar e valorizar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e dar continuidade, juntamente com outros alimentos, até pelo menos os dois anos”, explica a gerente técnica do Programa de Alimentação, Nutrição e Aleitamento Materno, Híldice Chaves Alves Pereira.

Ainda segundo ela, Campo Grande é referência em humanização e incentivo à amamentação. “A Sesau busca incentivar a mãe, que na maioria das vezes é condicionada a interromper a amamentação seja pela volta ao trabalho ou por influência da sociedade. A prova de que a gestão tem sido parceira nesse incentivo, é a redução na mortalidade materna e infantil – com estatísticas históricas em Campo Grande, que está diretamente ligada à atenção que a mãe e o bebê recebem na Atenção Básica desde o pré-natal até a primeira infância”, enaltece.

Para a consultora do Ministério da Saúde, Renara Guedes Araújo, a sensibilização dos gestores gera a segurança para que a mãe possa dar continuidade à amamentação, seja em seu ambiente de trabalho ou em qualquer outra situação. “Isso é o que o Ministério preconiza: incentivar a amamentação nos primeiros anos de vida, que é o que garante que o bebê tenha acesso a todos os nutrientes do leite materno nessa fase”, explica.

A sala é voltada a todas as lactantes que trabalham na Santa Casa, contratadas ou terceirizadas. O espaço conta com o apoio de profissionais capacitados para que as mães trabalhadoras façam a retirada do leite, armazenam e levem para casa para que possam oferecer aos seus filhos. Como o leite materno é a principal fonte de nutriente e responsável pelo ganho de peso da criança, as mães em período de amamentação que trabalham no hospital poderão se beneficiar desta sala, o mesmo ocorrendo com os seus filhos.
A Santa Casa conta hoje com mais de 2.500 funcionários, sendo que 1.410 são mulheres em idade fértil (16 a 49 anos) e cerca de 120 funcionárias engravidam anualmente, dando entrada com licença maternidade.

Sobre a implantação de outras salas de amamentação e o envolvimento de outras instituições nesse incentivo, a gerente técnica do Programa de Aleitamento Materno da Sesau conta que a intenção é ampliar o serviço para outras instituições e assim, gerar responsab

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Neblina volta a cobrir céu de Dourados e cidade segue em alerta de chuvas intensas

Morre Lar Park-Lincoln, atriz de Sexta-Feira 13, aos 63 anos

Funsat

De analista ambiental a vendedor, semana começará com mais de mil vagas de emprego em Campo Grande

Enterro do papa Francisco: cerimônia fúnebre acontece na Praça de São Pedro, no Vaticano

Notícias mais lidas agora

Acordo da JBS com MPMS pode enterrar ação contra mau cheiro em Campo Grande

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Campo Grande irá decretar situação de emergência após temporal

Strongman: 4° melhor do mundo é campo-grandense e busca ajuda para novas competições

Últimas Notícias

Cotidiano

Conselho dos Direitos dos Povos Originários é retomado em MS após 15 anos

O Conselho foi reativado com representantes das oito etnias que compõem a diversidade da população indígena de MS

Cotidiano

Cinco das dez cidades mais chuvosas do país são de Mato Grosso do Sul

Do calor a chuva, MS volta a protagonizar ranking nacional de valores extremos

Cotidiano

De carrapato a caco de vidro: abril foi marcado por ‘perrengues’ nos ônibus de Campo Grande

A CPI do Consórcio Guaicurus investiga o serviço sucateado prestado aos passageiros de Campo Grande

Mundo

Quais são as regras para roupas no funeral do papa Francisco?

Os protocolos são estabelecidos pelo manual da Santa Sé