Pular para o conteúdo
Publieditorial

Sesc Lageado completa dez anos transformando vidas através da arte

Conteúdo de Marca -

No coração do bairro Parque do Lageado, em , nasceu, há dez anos, o Sesc Lageado, um espaço que se tornaria um farol de possibilidades e transformação.

Mais do que uma escola de arte, o Sesc Lageado representa um convite a novos caminhos para crianças e adolescentes que descobriram, por meio da dança e da música, as chaves para a mudança.

Entre os muitos jovens que encontraram no Sesc uma oportunidade, está Yasmin dos Santos Ribeiro, hoje com 18 anos. Ela começou aos 8 anos no curso de balé e viu sua vida transformada.

“Eu iniciei no Sesc no curso de balé, que é onde estou até hoje. Lembro que no início ficava encantada. O Sesc é repleto de música, dança e possibilidades. É o melhor lugar para crescer, com apoio dos professores e colaboradores para realizar nossos sonhos”, relembra Yasmin.

Agora planejando cursar Nutrição, Yasmin reflete sobre o que aprendeu no Sesc. “Entendi que dedicação e disciplina são fundamentais. Quero continuar na dança e na cultura, porque estar no Sesc me mostrou que ser muitas coisas ao mesmo tempo. Somos um quebra-cabeça, temos várias partes que contribuem para formar quem somos”.

Sua mãe, Rosilda dos Santos, reforça o impacto positivo na vida da filha. “A dança ensinou disciplina e foco à Yasmin. Matriculei uma criança e hoje vejo uma jovem realizando seus sonhos com a dança, e tudo isso graças ao Sesc.”

Transformação coletiva

Desde os primeiros cursos de violão, teclado, canto e balé, todos oferecidos gratuitamente, o Sesc Lageado se tornou mais do que um ponto de encontro cultural. É uma referência de transformação para jovens, suas famílias e toda a comunidade.

Com mais de 5 mil alunos atendidos ao longo da década, a unidade promove mudanças significativas na região. O Projeto Monitoria, por exemplo, incentiva a entrada de alunos na universidade, como os oito monitores que atualmente cursam faculdade na Universidade Federal de (). Além de terem a oportunidade de compartilhar e ensinar tudo o que aprenderam no Sesc Lageado, multiplicando seus saberes, os participantes também recebem um incentivo financeiro, reforçando o compromisso do projeto com a valorização de sua dedicação e desenvolvimento pessoal.

Além disso, iniciativas como o Coral Infantojuvenil e a Orquestra Jovem Sesc MS levam talentos locais a eventos dentro e fora do estado. Em 2016, o primeiro grupo formado, a Camerata Sesc Lageado, deu origem à Orquestra Jovem, que hoje conta com 38 integrantes.

Trajetória que vai além da arte

A atuação do Sesc Lageado vai além dos palcos. A unidade realiza eventos que conectam a comunidade, como mostras culturais e espetáculos, além de projetos sociais que promovem inclusão e desenvolvimento sustentável.

Musicais e grupos como Som que Chora e Banda Ecoar surgiram no Sesc, e bailarinas já se apresentam de forma independente. Além disso, este ano a aluna Thalita Dias estreia como atriz profissional em uma companhia de teatro de Campo Grande.

Hoje a unidade também conta com aulas de audiovisual, onde os alunos aprendem arte digital, criação de vídeo e de trilhas, entre outros.

Rosilda, mãe de Yasmin, destaca o impacto das atividades do Sesc Lageado em toda a comunidade. “Os adolescentes aprendem valores que levam para a vida e têm algo para fazer no contraturno, afastando-os das influências negativas do bairro.”

Para a diretora regional do Sesc MS, Regina Ferro, o compromisso do Sesc MS de promover a cultura como meio de transformação social continua. “O Sesc Lageado segue com sua missão de levar arte, cultura e esperança. Em cada esquina do bairro, em cada sorriso de uma criança, vemos a transformação que a arte promove, ampliando horizontes e criando um novo sentido para o futuro.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deixou para última hora? Inscrições para vagas com salário de R$ 13 mil no Corpo de Bombeiros encerram amanhã

acidente

Tragédia: mãe e filha morrem após carro cair de ponte próximo ao Rio Ivinhema

Mulher é encontrada morta em residência do Portal Caiobá

buscas

Motorista de carro que afundou no Rio Paraguai era cearense de 35 anos

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Sinner vence revanche contra Alcaraz de virada e conquista o título de Wimbledon pela 1ª vez

Últimas Notícias

Transparência

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Denúncia é sustentada por um áudio que reproduziria diálogo do prefeito eleito

Esportes

Chelsea contraria a lógica, goleia o PSG e garante título do mundial

Ingleses deram um verdadeiro show de futebol, com três gols ainda no primeiro tempo

Polícia

Policias prendem dupla suspeita de tentativa de homicídio em casa noturna de Dourados

Vítima foi atingida por quatro tiros e encaminhada para o hospital em estado grave

Transparência

Vereador que integra Comissão de Segurança Pública em Campo Grande tem escritório político invadido e furtado

Flávio Cabo Almi, do PSDB, é defensor da internação compulsória de usuários de droga