A segurança que um despachante sindicalizado traz não tem tamanho, já que é ele quem age com rapidez e te tira de qualquer fila do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), entregando documentos no mesmo dia, dependendo do horário do pedido.

Neste dia 27 de julho – Dia do Despachante Documentalista – vamos conhecer um pouco mais desta categoria que, de tão importante, teve a profissão regulamentada no Congresso Nacional sob a Lei Federal 14.282/21.

Despachantes durante confraternização da categoria (Sindesp-MS/Divulgação)

No Brasil, embora seja uma das profissões mais antigas, somente foi regulamentada Lei Nº 10.602, de 16 de dezembro de 2002, que então dispôs sobre o Conselho Federal e os Conselhos Regionais dos Despachantes Documentalista.

Assim, este profissional seguiu desenvolvendo as atividades junto ao Detran-MS e delegacias de trânsito e similares, agenciando documentos de veículos.

“Nós, que somos despachantes sindicalizados, damos segurança, rapidez e eficiência, entregando um documento de forma rápida, sem a pessoa entrar em agendamento no Detran. Vamos no local certo e na hora certa, então, a transferência de veículos hoje, dependendo da hora que pegamos, terminamos no mesmo dia”, afirmou Márcio Barbosa de Carvalho, presidente do Sindesp-MS (Sindicato dos Despachantes de Mato Grosso do Sul).

O que mais faz um despachante documentalista?

Categoria reunida em MS (Sindesp-MS/Divulgação)

Este é um profissional que pode, ainda, agenciar documentos junto a órgãos municipais, estaduais e federais, desde que não dependam da exigência de outra profissão.

Conforme Márcio, a rapidez já é uma grande vantagem, porém, a pessoa interessada precisa entrar no site de despachantes credenciados.

“Nós somos profissionais credenciados, temos o nosso sindicato e lutamos por nossa categoria”, argumentou.