A recuperação HD é uma prática que consiste em restaurar arquivos que ficaram inacessíveis ou corrompidos devido a falhas ou problemas nos dispositivos.

Já se perguntou o que aconteceria se de uma hora para outra seus arquivos se perdessem e você não soubesse como fazer a recuperação hd?

Pode até parecer coisa de outro mundo, mas muitas pessoas se deparam com mensagens de erros e inacessibilidade de fotos, vídeos, planilhas, entre outros dados. 

Na maioria das vezes, vamos apenas salvando uma infinidade de itens sem nos preocuparmos com a manutenção ou com a possibilidade de um dia, esse dispositivo deixar de funcionar.

Saber como realizar a recuperação HD é mais que apenas um conhecimento, é uma necessidade do mundo digital. 

O melhor método de recuperação para HD

Antes de explicar o passo a passo da recuperação de HD, é importante que tudo seja feito com precaução e com as soluções adequadas.

Na ansiedade em recuperar os arquivos, pode ser que os usuários acabem usando técnicas ou  softwares prejudiciais. Ou seja, os dados são danificados, e até mesmo perdidos definitivamente.

Para não correr esse risco, use o Wondershare Recoverit para a recuperação HD. Mundialmente conhecida, a solução é capaz de recuperar arquivos totalmente perdidos. 

São mais de mil formatos recuperáveis, como vídeos, fotos, documentos, áudios, e-mails, entre outros. A solução é tão poderosa que consegue buscar e restaurar dados de discos rígidos, computadores travados, NAS e sistema Linux.

Em relação ao disco rígido corrompido, o Wondershare Recoverit usa tecnologia avançada para recuperar arquivos e até partições do disco rígido. 

A solução pode ser usada tanto para o disco interno do computador, como para HD externos removíveis.

Uma das grandes vantagens da ferramenta é sua interface amigável e execução simplificada. Não são necessários grandes conhecimentos técnicos para recuperar os arquivos perdidos.

Usando o Wondershare Recoverit 

Imagem do Wondershare Recoverit

Disponível tanto para Windows como para Mac, quando tratamos desse recuperador de HD, a primeira ação é baixar e instalar o programa. 

Escolha a opção adequada para seu sistema operacional e, ao finalizar a instalação, execute o Wondershare Recoverit.

Já na página inicial, você encontrará algumas opções de recuperação e deve escolher a que melhor atenda às suas necessidades. O programa disponibiliza uma seção completa para solucionar falhas e problemas relacionados ao disco rígido.  

No menu à esquerda da tela, clique em “Discos rígidos e Locais” e busque pelo disco ou pela partição que está com problema.

No caso de HD externo, antes de executar o Wondershare Recoverit, conecte o dispositivo móvel para que o programa possa reconhecê-lo rapidamente.

Feito isso, a recuperação hd só precisa de três passos simples para acontecer:

1º Analise o disco rígido do computador

Assim que selecionar de qual elemento quer restaurar seus arquivos, como a partição D:  ou um disco externo, clique em “Iniciar” no canto inferior direito da tela.

A partir desse momento o Wondershare Recoverit realizará uma extensa varredura e todos os arquivos salvos que podem ser recuperados são exibidos na sua tela.

Todos os nomes originais e características de pastas e arquivos serão apresentados. Assim como, informações sobre a quantidade de arquivos que poderão ser recuperados.

A primeira busca é a verificação rápida. Mas, se não encontrar o arquivo desejado, faça uma varredura profunda.

2º Confira os arquivos encontrados

Imagem do Wondershare Recoverit

Ao realizar a recuperação de HD, todos os resultados encontrados vão aparecendo na tela, em tempo real. 

Dessa forma, você pode parar a análise do disco rígido assim que identificar o arquivo buscado. E também pode usar a barra de pesquisa ou os filtros para recuperar um arquivo específico que está inacessível. Use filtros como: tipo, tamanho, hora, tag ou status.

Uma das soluções mais bacanas do Recoverit é a possibilidade de visualizar o arquivo antes da recuperação do HD. Para ver o arquivo, clique em pré-visualizar e confira o resultado obtido. 

3º Recuperando arquivos inacessíveis

Imagem do Wondershare Recoverit

Assim que visualizar os dados que foram recuperados, clique em “Selecionar tudo” caso queira recuperar todos os itens encontrados. Ou, em cada um dos itens para recuperá-los separadamente.

Em ambas alternativas, o passo seguinte, e último da recuperação hd, é escolher o destino onde esses arquivos deverão ser salvos. Sempre opte por salvar os elementos recuperados em pastas ou dispositivos diferentes dos originais.

Mesmo que os arquivos tenham sido recuperados, a unidade de armazenamento pode continuar corrompida ou defeituosa.

Por isso é recomendado usar outro local para salvá-los. Finalize clicando em “Restaurar” para ter acesso aos arquivos na pasta de destino.

Recuperação HD: quando a estrutura do disco está corrompida

Como mencionamos, o fato de recuperar os arquivos não significa que o HD está recuperado. Na verdade, essa é a primeira parte e  mais importante, já que muitas técnicas apagam o conteúdo interno. 

Para continuar usando o HD é preciso resolver o  problema que gerou as falhas. Confira 5 técnicas para que seu hd ou disco rígido possa ser usado sem preocupações:

Reconecte a unidade

A técnica de desconectar e reconectar o HD externo ao computador é a mais prática e eficiente para corrigir problemas na estrutura do disco rígido.

Se tiver a oportunidade, conecte o disco a outro dispositivo e verifique se o problema de corrupção ainda está presente. Pode acontecer do problema não ser o item em si, mas alguma conexão ou componente do próprio computador.

Sempre que conectar uma parte externa ao seu computador, lembre-se de removê-lo com segurança para manter a integridade de ambos os componentes. 

Atualize os drivers

Outra solução rápida e prática é atualizar os drivers do disco rígido. Os drivers são uma espécie de conexão entre os elementos do computador.

A atualização é altamente recomendada quando a mensagem sobre estrutura do disco corrompida ou ilegível aparece.

O processo é bastante simples. No Windows, acesse o Gerenciador de Dispositivos, encontre a unidade e clique com o botão direito do mouse sobre ela.

A seguir, clique em “Atualizar”, no menu que foi aberto, e em alguns minutos o drive estará atualizado. 

Altere a letra da unidade

Cada elemento de armazenamento que é conectado ao computador recebe uma letra para informar ao sistema operacional a presença dessa unidade.

Essa medida permite que o dispositivo associado seja reconhecido, e caso não esteja configurada adequadamente, pode haver erro na leitura do disco. Ou seja, os arquivos se tornam inacessíveis.

Modificar essa letra pode ser feita no próprio Windows. Primeiro, acesse o “Gerenciamento de Disco”. Na lista de itens e partições apresentadas, clique com o botão direito sobre aquela que deseja acessar.

Em seguida, busque pela opção sobre letras e caminhos. Na janela que será aberta, clique na opção “alterar”, inclua uma nova letra, e clique em “OK”.

Pronto, se o problema do seu hd for a comunicação entre os componentes, as chances de o problema ter sido solucionado, são grandes.

Recuperação de hd afetado por vírus

Vírus e malwares são capazes de modificar e apagar arquivos críticos do sistemas ocasionando erros e inacessibilidade aos arquivos.

A partir do Windows 10, a Microsoft, sabendo dos malefícios dessas invasões, trouxe alternativas para proteger o computador e também corrigir erros na estrutura do disco causados por malfeitores.

Para limpar seu sistema, vá em “Segurança do Windows” e  clique em “Proteção contra vírus e ameaças”. Inicie realizando a “Verificação Rápida” e caso o sistema identifique alguma ameaça, siga as orientações para removê-las. 

Formatação e a limpeza da unidade

Se você conseguiu recuperar todos os arquivos com o Wondershare Recoverit, mas ainda precisa realizar a recuperação hd, a formatação pode ser a solução definitiva.

Essa técnica irá restaurar a partição completamente, como se tivesse acabado de ser criada. Isso quer dizer que todos os arquivos e dados salvos serão excluídos irreversivelmente.

No gerenciamento de disco, confira as partições existentes e a quantidade de armazenamento usado.  Clique sobre aquele que está com problema com o botão direito do mouse. Em seguida, clique em formatar, caso queira manter a partição, ou em excluir.

Aguarde até que a ação termine e volte a salvar itens e usar essa parte do seu armazenamento.

É possível evitar que haja a necessidade de recuperar HD?

Imagem do Freepik no Freepik

Embora o disco rígido seja um componente que possui um tempo de vida útil, esse prazo pode ser prolongado ou encurtado de acordo com algumas ações.

Para usufruir do armazenamento com plenitude, evite que o computador seja iluminado por raios solares que podem afetar o desempenho.

Sempre que for usar um dispositivo de armazenamento, opte por produtos de boa qualidade, caso contrário, a perda de dados será muito corriqueira.

Evite instalar e desinstalar ou ligar e desligar o hd muitas vezes, assim como, em usar a capacidade máxima. Esse uso excessivo acelera o corrompimento e as falhas nos dispositivos.

Até mesmo as limpezas de unidade, como a desfragmentação de disco que são opções disponibilizadas pelo Windows podem ser prejudiciais se usadas em demasia.

Sempre armazene os itens em locais apropriados, evitando superaquecimento, umidade ou acúmulo de pó. Ao usar, sempre mantenha os arquivos estáveis, evitando quedas bruscas ou vibrações.

E lembre-se que não há motivo para se desesperar. Com as ferramentas adequadas, a recuperação hd é completamente possível.