A Faculdade Insted – Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano -, formou 83 acadêmicos, entre eles 21 prefeitos, além de vereadores e gestores de Mato Grosso do Sul em Tecnologia em Gestão Pública. A cerimônia de formatura dessa primeira turma do curso aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, na noite desta terça-feira (03). Após a solenidade foi servido um coquetel para todos os participantes.

Com duração de 2 anos, o curso fornece base sólida de conhecimento aos formandos em relação aos complexos desafios da gestão pública. Celebrando com grandeza a conclusão da graduação, os formandos tiveram o atual governador do Estado, Eduardo Riedel, como nome de turma e como patrono, o ex-governador Reinaldo Azambuja.

Ex-governador e patrono da turma, Reinaldo Azambuja ao lado de Pedro Chaves e da diretora da Insted, Neca Chaves Bumlai, (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Para a cerimônia, compuseram a mesa de honra: a diretora da Faculdade Insted, Neca Chaves Bumlai; o mantenedor da Faculdade Insted, Pedro Chaves; o paraninfo da turma, governador Eduardo Riedel; o patrono da turma, ex-governador Reinaldo Azambuja; o presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins; o senador da república, Nelson Trad Filho; o deputado Estadual, Rinaldo Modesto; o coordenador do curso de da Faculdade Insted, Prof. Dr. Ruy Celso Barbosa Florence; o presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior; o defensor público Igor César de Manzano Linjardi e o coordenador do curso de Gestão Pública, Prof. Georges Elias Ayache.

A diretora da Faculdade Insted, Neca Chaves Bumlai, destacou que os gestores formados no curso de Tecnologia em Gestão Pública poderão impactar as pessoas em suas cidades. “É uma noite muito representativa para a instituição e para o curso de Gestão Pública, uma graduação que iniciamos há dois anos e hoje colhemos bons frutos com os nossos alunos se formando. O nosso sentimento é de dever cumprido, mas ao mesmo tempo, sabemos que aumenta a nossa responsabilidade e o nosso compromisso com a sociedade e a administração pública do Estado”, afirma Neca.

Para o mantenedor da Faculdade Insted, Pedro Chaves, o curso vai proporcionar uma melhora na gestão desses municípios. “Muito feliz com a formação desta primeira turma de Gestão Pública, pois oferecemos o curso para muitos prefeitos, vereadores e gestores públicos e com isso vamos melhorar a qualidade do trabalho oferecido pelos municípios e pelos órgãos e tribunais que também participaram deste curso. Para nós, do Insted, é um orgulho muito grande e neste momento venho agradecer a Assomasul pela sensibilidade de fazer esse convênio, oferecendo para todos os prefeitos de Mato Grosso do Sul. A partir de agora nós vamos ter realmente profissionais que estão bem adequados aos planejamentos, projetos e legislação. Outro diferencial é a metodologia, onde aplicamos o EAD mas também tivemos encontros presenciais que permitiu o contato direto entre o professor e o próprio acadêmico”, comentou Pedro Chaves.

O governador Eduardo Riedel disse estar honrado em levar o nome da primeira turma. “Orgulho muito grande poder ser o nome dessa turma, para mim que vem da iniciativa privada, estar construindo uma história na vida pública, poder dentro de um curso, de uma turma de Gestão Pública representar a turma, sem dúvida é motivo de muita honra, orgulho e compromisso acima de tudo. Junto com meus colegas formandos, eles que têm grandes responsabilidades, continuarão tendo na sua trajetória de vida, só nos enche ainda mais de comprometimento com a sociedade sul-mato-grossense”, pontuou Riedel.

Coordenador do curso de Gestão Pública da Faculdade Insted, George Elias Ayache, explica que o curso foi planejado para atender a demanda do dia a dia do gestor público para poder resolver os problemas dos cidadãos. “Este é um curso que foi idealizado com gestores públicos, então a partir do momento em que a Assomasul abraça o projeto com a faculdade Insted, então já nasceu um projeto vencedor, hoje nós estamos formando mais de 20 prefeitos, mais de 20 secretários municipais. Nós conseguimos plantar uma sementinha no curso de Gestão Pública da faculdade Insted e praticamente em todos os municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Para nós é um dia muito importante, um sonho realizado. O curso de Gestão Pública foi planejado para atender a demanda do dia a dia do gestor público, então ali ele vai aliar a capacidade que ele já tem do trabalho dele na área pública com a questão técnica, onde nós procuramos procurar professores capacitados com gabarito para poder transmitir para esse aluno aquela formação que ele precisa para o dia a dia, principalmente para cumprir com as normas legais da gestão pública”, explanou.

Também discursou no evento o Prof. Dr. Ruy Celso Barbosa Florence, coordenador do curso de Direito da Faculdade Insted, que enfatizou a importância do curso, principalmente para os cargos públicos que exigem conhecimento em finanças e pessoas. “A capacitação hoje é a base da sociedade. É muito importante que eles tenham esses conhecimentos básicos que possam ser passados para a sociedade, que possam realmente influir na sociedade e modificá-la na medida do possível. A história do professor Pedro Chaves, já se confunde com isso, ele é mantenedor da Insted, o Fernando e a Neca Bumlai, que são sucessores dele, estão voltados para o desenvolvimento de toda região, não só nosso Estado. Essa capacitação serve, e eles sabem muito bem, para influenciar a sociedade, desenvolvê-la e melhorá-la na medida do possível”, argumentou.

Cerimônia de formatura de prefeitos e gestores públicos da Insted (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Por fim, a prefeita de Sidrolândia, (PP), prestou homenagens a Deus, aos pais, familiares e mestres. “Quero agradecer essa iniciativa da Assomasul juntamente com a Insted em estar formando a primeira turma em Gestão Pública. Claro que para nós gestores públicos, isso vem de encontro com aquilo que a gente idealiza, briga, trabalha todos os dias. Questão de licitação, contratos, enfim, é o gestor público dentro da gestão pública. Então eu só tenho a agradecer a Insted, primeiramente e a Assomasul, na pessoa do Júnior, nosso presidente. Eu fui funcionária pública por trinta e cinco anos, eu falo que independente da profissão que cada gestor ocupa, é primordial, essencial que você faça gestão pública para ter conhecimento daquilo que você realiza, daquilo que você pode entregar para cada munícipe”, concluiu.

Curso de Gestão Pública

O curso em Tecnologia em Gestão Pública da Faculdade Insted tem como foco o desenvolvimento de competências relacionadas à gestão pública, por meio de ferramentas e técnicas direcionadas. O profissional com tal formação pode atuar em órgãos públicos, empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; organizações privadas e sem fins lucrativos; institutos e centros de pesquisa e instituições de ensino.

Possui matriz curricular completa, que trabalha grandes áreas como Governança Estratégica na Gestão Pública; Sistemas de Controle e na Gestão Pública; Contabilidade; Empreendedorismo Governamental, com ênfase em Gestão Micro empreendimentos Empresariais e Economia Solidária; Compliance, Ética e Transparência na Gestão Municipal, e muito mais. O curso tem duração de 2 anos e carga horária de 1780 horas.

Prefeitos formados

ANTONIO ÂNGELO GARCIA DOS SANTOS – Inocência
ARISTEU PEREIRA NANTES – Glória de Dourados
CLEIDIMAR DA SILVA CAMARGO – Rio Negro
CLOVIS JOSÉ DO NASCIMENTO – Taquarussu
EDERVAN GUSTAVO SPROTTE – Bandeirantes
EDSON RODRIGUES NOGUEIRA – Jaraguari
ENELTO RAMOS DA SILVA – Sonora
HENRIQUE WANCURA BUDKE – Terenos
IRANIL DE LIMA SOARES – Ladário
JAIR SCAPINI – Guia Lopes
JOSE FERNANDO BARBOSA DOS SANTOS – Selvíria
JOSÉ NATAN DE PAULA DIAS – Aparecida do Taboado
LÚCIO ROBERTO CALIXTO COSTA – Santa Rita do Pardo
MARCOS BENEDETTI HERMENEGILDO – Vicentina
ODILON FERRAZ ALVES RIBEIRO – Aquidauana
PAULO CESAR FRANJOTTI – Japorã
THALLES HENRIQUE TOMAZELLI – Itaquiraí
VALDIR COUTO DE SOUZA JUNIOR – Nioaque
VANDA CRISTINA CAMILO – Sidrolândia
WILLIAM LUIZ FONTOURA – Pedro Gomes

Lista completa de formandos, entre prefeitos, vereadores e servidores públicos:

  1. ADRIANA ALVES FRANCO DE PAULA
  2. ADRIANA BARBOSA CONCEIÇÃO
  3. ADRIANE TEODORA DE PAULA
  4. ADRIANO GONÇALVES DA SILVA
  5. AGENOR NOGUEIRA BARBOSA NETO
  6. ALAN AQUINO GUEDES
  7. ALESSANDRA CRISTINA PRUDÊNCIO
  8. ALINE APARECIDA CARDOSO VALÉRIO
  9. ANA LUCIA AIALA AGUILÊRA
  10. ANDRÉ MARCELO GONÇALVES DE FREITAS
  11. ANDREIA RODRIGUES GUISÔNI
  12. ANTONIO ANGELO GARCIA DOS SANTOS
  13. ARISTEU PEREIRA NANTES
  14. BOAVENTURA ARCE
  15. BRUNA SANTOS RIBEIRO
  16. CLAUDIANE FURTADO DA COSTA
  17. CLAUDIO JORDÃO DE ALMEIDA
  18. CLEIDIMAR DA SILVA CAMARGO
  19. CLOVIS JOSE DO NASCIMENTO
  20. DALMY CRISOSTOMO DA SILVA
  21. DAIANA NERES DE SOUZA PEDROTTI
  22. DAIANE CAVASSAN DOS SANTOS
  23. DENIZE SILVA AVELAR
  24. DONISETH ROSA BERNARDO
  25. EDERVAN GUSTAVO SPROTTE
  26. EDSON RODRIGUES NOGUEIRA
  27. ELICA TESSARI DA COSTA
  28. ENELTO RAMOS DA SILVA
  29. FABIO CRISTIANO MERELE EBBING
  30. GABRIEL BOFFO DA ROCHA
  31. GEROLINA DA SILVA ALVES
  32. GILMAREZ LEAL
  33. GLAUBI ARAUJO LEITE
  34. HELEM BRUNA DA COSTA
  35. HENRIQUE BRITES BOTELHO
  36. HENRIQUE WANCURA BUDKE
  37. IRANIL DE LIMA SOARES
  38. JAIR SCAPINI
  39. JANE DE OLIVEIRA
  40. JEAN CARLOS SILVA GOMES
  41. JOSÉ APARECIDO DE MORAES
  42. JOSE FERNANDO BARBOSA DOS SANTOS
  43. JOSÉ NATAN DE PAULA DIAS
  44. KEILA CRISTINA NUNES DA SILVA
  45. KENIA MARIA DOS SANTOS
  46. LARISSA VICENTE MARTELOSSO COUTO
  47. LUANA CAMILA FURTADO
  48. LUANA DE LIMA MENEZES
  49. LUCAS DA SILVA
  50. LUCIO ROBERTO CALIXTO COSTA
  51. MARCELO DOS SANTOS MOURÃO
  52. MARCIA CRISTINE MISSIONEIRA JARA
  53. MARCOS BENEDETTI HERMENEGILDO
  54. MARIA OLIVIA DE SOUZA FREITAS
  55. MARIANA LIMA GARRIDIO FERREIRA
  56. MATHEUS SANTOS OLIVEIRA
  57. MAURO GILBERTO BREMM
  58. MAX MACHADO GARCIA FREITAS
  59. MICHELL BRUNO MEDEIROS DE ALMEIDA
  60. MURILO JOSE ROSETTO
  61. NEYVA MARIA BRUM DIAS
  62. ODETE CECILIA UZEIKA BARBOSA
  63. ODILON FERRAZ ALVES RIBEIRO
  64. PAULO CESAR FRANJOTTI
  65. PAULO CESAR JANEIRO YADO
  66. RAFAEL FERNANDES JARA
  67. RAFAEL SANTOS DA ROSA
  68. RITA DE CASSIA PADILHA
  69. REINALDO MIRANDA BENITES
  70. ROGERIO KENDI MORIZAKI
  71. SANDRA DA SILVA VALE
  72. SAULO DE ALMEIDA RODRIGUES LIMA
  73. SUZI DE ALMEIDA FAMA
  74. TAMYRIS DA SILVA GONÇALVES
  75. THALLES HENRIQUE TOMAZELI
  76. THAYNARA NOGUEIRA KAPPAUN
  77. THIAGO LUIS MORENTE
  78. THIAGO SEBASTIÃO MENDES
  79. VALDIR COUTO DE SOUZA JR
  80. VANDA CRISTINA CAMILO
  81. VANESSA GONÇALVES DE ANDRADE GASPARINI
  82. VERIDIANA BARBOSA DA SILVA
  83. WILLIAN LUIZ FONTOURA
Diretora da Insted, Neca Bumlai (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Professor Pedro Chaves ao lado da diretora da Insted, Neca Bumlai (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Cerimonial do evento (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Cerimônia de formatura de prefeitos e gestores pela Insted (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Cerimônia de formatura de prefeitos e gestores pela Insted (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Prefeitos e gestores formandos pela Insted (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Cerimônia de formatura de prefeitos e gestores pela Insted (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Foto: Henrique Arakaki/Midiamax

Cerimônia de formatura de prefeitos e gestores pela Insted (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)